Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Integração regional

Mercosul

Visite também a página brasileira do Mercosul.   Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é a mais abrangente iniciativa de integração regional já implementada na América Latina.    Os membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países fundadores, e Venezuela, que completou seu processo de adesão em meados de 2012) abrangem, aproximadamente, 72% do território da América do Sul...

Leia mais
União de Nações Sul-Americanas

Documentos da UNASUL Estrutura Institucional O compromisso daUNASUL com o fortalecimento da democracia Infraestrutura Recursos naturais

Leia mais
Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos

Documentos da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) Em dezembro de 2008, o Brasil tomou a iniciativa de convocar a primeira Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC), que se realizou na Costa do Sauipe, Bahia.

Leia mais
A Organização dos Estados Americanos

Sucessora das Conferências Pan-americanas e da União Pan-americana (1910), a Organização dos Estados Americanos (OEA) é a mais antiga organização regional em atividade.

Leia mais
Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)

A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi criada em 1980 para promover o desenvolvimento econômico e social da região, em processo de integração que visa ao estabelecimento, de forma gradual e progressiva, de um mercado comum latino-americano.

Leia mais
Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)

A Região Amazônica é tema incontornável nos debates internacionais contemporâneos sobre recursos naturais, desenvolvimento sustentável,  mudança do clima e biodiversidade.

Leia mais
 
 
Fim do conteúdo da página