Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República Popular Democrática da Coreia

coreia norte

As relações diplomáticas entre o Brasil e a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) foram estabelecidas em 2001. A instalação da Embaixada norte-coreana em Brasília deu-se em 2005, enquanto a Embaixada do Brasil em Pyongyang foi aberta em maio de 2009.

Além do Comunicado Conjunto, que estabeleceu as relações diplomáticas em março de 2001, o Brasil e a Coreia do Norte assinaram, em maio de 2007, Memorando de Entendimento para estabelecer Mecanismo de Consultas Políticas Bilaterais e, em outubro de 2010, Acordo Básico de Cooperação Econômica e Técnica.

Dois aspectos centrais marcaram, ao longo dos anos, o relacionamento bilateral: a assistência humanitária e a cooperação técnica. O governo brasileiro já fez três doações (em 2010, 2011 e 2012), de caráter humanitário, em favor do povo norte-coreano, por meio do Programa Mundial de Alimentos (PMA), das Nações Unidas.

A Embaixada do Brasil em Pyongyang, além de estabelecer canal de contato direto com as autoridades locais, tem permitido ao Brasil acompanhar in loco o quadro em evolução da Península Coreana.

Cronologia das relações bilaterais

2001 - Estabelecimento de relações diplomáticas (março)

2007 - Assinatura de Memorando de Entendimento que estabelece mecanismo de Consultas Políticas bilaterais (maio)

2009 - Abertura da Embaixada Residente do Brasil em Pyongyang (maio)

2010 - Encontro entre chanceleres do Brasil e da RPDC à margem da 70ª AGNU (setembro)

2018 - Encontro entre chanceleres do Brasil e da RPDC à margem da 73ª AGNU (setembro)

 

Fim do conteúdo da página