Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)

Estabelecida, inicialmente, em 01/04/1980, como Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC, na sigla em inglês), a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), comemora, em 2020, 40 anos de sua criação. Entre os objetivos da Comunidade, encontram-se a promoção do desenvolvimento e do crescimento econômico; a redução da pobreza; e a consolidação, defesa e manutenção da democracia, paz, segurança e estabilidade regionais.

Atualmente, 16 países integram a organização, que tem sede em Gaborone: África do Sul, Angola, Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue – Estados com os quais o Brasil mantém, em diferentes graus, significativas relações.

O Brasil e a SADC possuem corrente de comércio da ordem de US$ 3 bilhões. Desde 2008, pelo menos 85% do comércio intrarregional está liberalizado entre os membros da Comunidade. Nesse sentido, os países da SADC têm potencial de ser importante plataforma de acesso de produtos brasileiros ao continente africano.

Fim do conteúdo da página