Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

Foto: Embaixada da Tailândia 

O secretário-geral do Itamaraty, embaixador Marcos Galvão, participou em 29 de agosto do ASEAN Day, evento comemorativo do aniversário de cinquenta anos da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A associação, criada em 1967, reúne dez países (Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia e Vietnã), que têm população total superior a 620 milhões, além de PIB agregado da ordem de US$ 2,5 trilhões. A ASEAN mantém com o Brasil comércio total de aproximadamente US$ 16,5 bilhões, constituindo o segundo maior parceiro comercial do país na Ásia.

A solenidade, organizada pelo Comitê da ASEAN em Brasília (CAB) – que congrega representantes dos sete países da associação com Embaixada residente no Brasil (Filipinas, Indonésia, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia e Vietnã) – foi realizada na Embaixada da Tailândia, atual presidente do CAB.

Em seu discurso, o secretário-geral ressaltou que "nas últimas cinco décadas, a ASEAN demonstrou ao mundo que a tolerância e o diálogo são os fundamentos de uma parceria duradoura". Assinalou, ainda, que o Mercosul é parceiro natural da associação, na medida em que os dois agrupamentos não apenas são os mais importantes projetos de integração em suas respectivas regiões, mas também compartilham perspectivas comuns sobre vários assuntos importantes da agenda internacional.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, realiza, entre 5 e 12 de setembro, viagem a três países da região (Malásia, Singapura e Vietnã), oportunidade em que buscará avançar temas das agendas bilateral e inter-regional.


Reportar erro
 
 
Fim do conteúdo da página