Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

 

  

 

 

Discurso do Vice-Presidente Michel Temer na despedida de Sua Santidade o Papa Francisco - Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013

 

Papa Francisco,

Senhores e Senhoras Autoridades,


Vossa Santidade já abençoou todos os brasileiros, veio para o encontro mundial da juventude, mas não encantou apenas os jovens. Voltou a despertar a fé em todos os brasileiros.

Jovens, adultos, crianças, velhos, homens e mulheres de todo o Brasil que o acolheram, sentiram-se acolhidos por Vossa Santidade. Sua singeleza, simplicidade, delicadeza e suavidade fizeram-no penetrar em todos os corações. E localizaram, neles, Jesus Cristo.

É Vossa Santidade um verdadeiro evangelizador. Como Cristo que percorreu muitas plagas pregando a palavra de Deus, também Vossa Santidade fez o mesmo em nosso país. Divulgou a religião que vem do Latim “religo,are”. Fez a religação do nosso povo com a fé, com a espiritualidade, com Deus. E trouxe paz e harmonia com as suas palavras. Que elas, Papa Francisco, permaneçam na alma dos brasileiros.

O seu exemplo de moderação, temperança, equilíbrio, tolerância revela que a paz entre governantes e governados; entre pais, filhos e irmãos; entre trabalhadores e empregadores; entre todos, enfim, é que pode evidenciar a presença de Deus.

Tal como Cristo que disse ao Apóstolo Pedro que ele deveria lançar a pedra que criasse a primeira Igreja, também Vossa Santidade lança no Brasil muitas pedras reavivadoras da fé Cristã.

Disse Vossa Santidade duas coisas que me marcaram: uma, a de que pedia licença para delicadamente bater na porta de cada coração para nele colocar Jesus Cristo. Quero dizer, Papa Francisco, que, na próxima vez que vier ao Brasil, não haverá mais necessidade de bater nas portas porque elas foram permanentemente abertas pela força da sua presença. Na próxima vez, portanto, simplesmente entre sem pedir licença porque no coração dos brasileiros haverá sempre um lugar especial para recebê-lo.

Outra coisa: Vossa Santidade disse que Deus é brasileiro. Pois eu digo que nesta semana a sua presença fez do Brasil um paraíso permanente.

Finalmente, Papa Francisco, há uma passagem religiosa que diz: “- Está alguém entre vós triste, Orai; está alguém entre vós alegre, Cantai louvores”.

Eu quero, em nome dos brasileiros, cantar louvores, porque Vossa Santidade trouxe santificada e esperançosa alegria para todos os brasileiros.

Com toda informalidade, mas com todo respeito, eu quero dizer-lhe: boa viagem, Papa Francisco! Volte logo!

Fim do conteúdo da página