Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Foto: AIG/MRE 

Senhor Subsecretário de Relações Exteriores do Uruguai, Embaixador José Luis Cancela,
Senhor Embaixador do Uruguai,
Senhoras e Senhores membros da Delegação uruguaia,
Senhoras e Senhores membros da Delegação brasileira,
Caros amigos,

É uma alegria dar novamente as boas-vindas ao Subsecretário de Relações Exteriores do Uruguai, Embaixador José Luis Cancela, e à sua delegação.

Este almoço deseja ser uma celebração do quanto Brasil e Uruguai puderam avançar substancialmente na agenda bilateral já neste início de ano.

Esta é também uma ocasião para celebrarmos, juntos, as realizações da Presidência Pro Tempore uruguaia, no Mercosul, que vem tendo, teve importante papel nesta etapa tão crucial que vivemos na nossa região. Queremos reconhecer aqui, entre outras realizações, o papel que o Uruguai teve nesta etapa final da definição das trocas de ofertas entre o Mercosul e a União Européia. Peço-lhe que transmita esse sentimento, Embaixador, ao seu Governo e aos responsáveis uruguaios pela condução da Presidência Pro-Tempore.

Quero apenas dizer umas palavras para registrar a extensa e significativa agenda que o Embaixador Cancela e a delegação uruguaia cumprem esta semana em Brasília. Ela é ilustrativa da determinação dos nossos dois países de avançar numa integração profunda e abrangente, que espelhe no nível nacional a intensa e crescente integração que já ocorre na nossa zona fronteiriça.

Estamos colhendo os frutos do intenso trabalho diplomático dos últimos anos, voltado para o estabelecimento de uma relação de confiança, ágil e transparente, modelo para toda a nossa região.

As atividades da delegação uruguaia em Brasília envolvem, além da décima Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço, também a primeira reunião da Comissão de Comércio Bilateral Brasil-Uruguai.

Já tive a oportunidade de mencionar ontem, na abertura da Reunião da Nova Agenda, quão importante é para o Brasil a política de integração fronteiriça com o Uruguai, e quão merecedora de atenção específica deve ser a qualidade dos serviços prestados às comunidades da fronteira. Queremos concentrar esforços nessa verdadeira "linha de frente" da integração entre Estados fronteiriços, sem a qual não pode haver processo de integração efetiva.

A reunião da Nova Agenda, que se concluirá na tarde de hoje, tem sido muito produtiva. Tenho certeza de que a adoção do Plano Integrado para a Fronteira Brasil-Uruguai constituirá um marco fundamental para a melhoria dos serviços públicos na fronteira e para a intensificação da cooperação entre nossos dois Governos.

Mais importante ainda, o Plano Integrado será instrumento fundamental de acompanhamento de nossas ações na fronteira, devendo indicar o grau concreto de consecução de nossos objetivos.

Amanhã, o Embaixador Cancela copresidirá, ao lado do Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando de Magalhães Furlan, o primeiro encontro da Comissão de Comércio Brasil-Uruguai, que representa um extraordinário resultado alcançado no plano bilateral.

Esperamos, por meio dos trabalhos da Comissão, aprofundar ainda mais a relação comercial bilateral e solucionar as dificuldades legais, normativas e operacionais que eventualmente possam existir no acesso recíproco aos mercados.

Que os resultados que temos alcançado no plano bilateral sirvam sempre de inspiração e exemplo para o restante da nossa região.

 

Senhor Embaixador, caro amigo,

Estamos unidos pela geografia, pela história, pela economia, pela amizade fraterna e sincera entre nossos povos. Esses povos, para os quais trabalhamos, almejam um futuro de paz e prosperidade, no qual possam cultivar essa amizade fraterna que os une e de que se orgulham tanto.

Tenho certeza de que o exemplo de Brasil e Uruguai, dessa busca sincera por mais integração, mais previsibilidade e mais abertura, teve e ainda terá muito a oferecer no processo comum de desenvolvimento da nossa região como um todo.

Em testemunho do nosso sentimento de entusiasmo pela nossa amizade, gostaria de propor um brinde à saúde e felicidade do Presidente Tabaré Vásquez, de Vossa Excelência e de toda a sua expressiva delegação, assim como à prosperidade do povo uruguaio.

Muito obrigado.


X Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai – Brasília, 18 e 19 de abril de 2016

Palavras do Secretário-Geral Sérgio Danese na abertura da X Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai – Brasília, 18 e 19 de abril de 2016

Fim do conteúdo da página