Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

20150902 SG disc IICA

Fotos: Antonio Araújo, MAPA


Quero dar as boas-vindas a todos os participantes desta "Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional".

É uma satisfação participar, ao lado da Ministra Kátia Abreu e do Diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Dr. Victor Villalobos, desta cerimônia de abertura.

Quero cumprimentar a ambos pela organização deste evento, que o Itamaraty tem a oportunidade e a satisfação de acolher com imenso e justificável interesse.
Estendo minhas boas-vindas a todos os participantes, e em particular aos representantes do próprio IICA e dos serviços oficiais de sanidade e inocuidade de produtos agropecuários dos países membros do Instituto.

A sanidade dos produtos agropecuários é um tema central para os cidadãos e para os agentes econômicos.

O encontro que inauguramos hoje – e que marca os 51 anos de presença do IICA no Brasil – nos permitirá estreitar nossa cooperação para enfrentar importantes desafios em matéria de sanidade animal e vegetal. Constituirá, não tenho dúvida, ambiente de diálogo franco e construtivo em torno de questões centrais para o setor agropecuário, que ocupa destacada posição na segurança alimentar, nas economias e nas pautas comerciais de nossos países.

Ao longo dos próximos dois dias, as senhoras e os senhores terão a oportunidade de trocar experiências e de examinar maneiras de garantir o continuado aprimoramento da atuação das autoridades sanitárias dos 34 países membros do IICA, individual ou coletivamente.

Trata-se de exercício importante, que se insere no contexto mais amplo de nossos esforços com vistas a garantir uma segurança alimentar com qualidade para todos os nossos cidadãos e para impulsionar ainda mais a crescente dinamização da produção e do comércio de produtos de origem animal e vegetal nas Américas.

A riqueza deste hemisfério em matéria de solos e climas e a fartura que o trabalho gerou em nossos campos constituem um dos esteios mais evidentes da prosperidade de nossas nações. As Américas têm o potencial de tornarem-se a principal região provedora de alimentos de qualidade, assumindo uma responsabilidade ampliada pela segurança alimentar no mundo.

A plena realização desse potencial, contudo, depende do reforço e do aperfeiçoamento constante dos nossos sistemas de controle sanitário, tanto em nível nacional como sub-regional e hemisférico. Esse aperfeiçoamento concertado é o propósito que nos congrega.

É em nome dele que, sob a liderança da Ministra Kátia Abreu e do Dr. Victor Villalobos, estamos aqui reunidos.

É imperativo preservar e aperfeiçoar o adequado status sanitário de cada um de nossos países. O abalo desse status gera efeitos muitas vezes imediatos em termos de imposição de barreiras às nossas exportações de alimentos. Em geral, acabamos envolvidos em processos longos, árduos e custosos.

Todos reconhecemos a contribuição do IICA para a harmonização das medidas sanitárias e fitossanitárias em nossa região. Reconhecemos sua contribuição, ainda, para que nossas autoridades sanitárias possam atuar sempre com a necessária base científica. Em especial, o Instituto presta apoio inestimável à participação de nossos países nas atividades do Codex Alimentarius, foro por excelência de debates e de desenvolvimento de padrões científicos em tudo o que diz respeito à produção de alimentos.

Senhoras e Senhores,

A agenda que os aguarda tem, para todos, conteúdo estratégico. Da sua coordenação, sob os auspícios do IICA, surgirão novos mecanismos regionais de cooperação em sanidade animal e vegetal e serão reforçados os existentes. A tarefa é complexa. Contudo, nem a determinação política nem o fundamento técnico para avançar faltam aos serviços especializados de nossos Governos.

Agradeço, uma vez mais, a presença de todos. Desejo-lhes êxito nas jornadas de trabalho de hoje e amanhã. E, para o permanente exercício das altas responsabilidades que incumbem a todos aqui reunidos, contem sempre com o Itamaraty.

Muito obrigado.

Fim do conteúdo da página