Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Senhor Presidente,

Senhores membros do Comitê Olímpico Internacional,

Eu gostaria de reiterar meu integral compromisso com a candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Assumo este compromisso porque entendo o extraordinário poder que o esporte tem, de transformar nações e a vida das pessoas, especialmente das mais jovens e das mais humildes. Ninguém fez mais para reforçar este poder do esporte do que vocês do movimento olímpico.

Para o Brasil, sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016 será não apenas uma grande honra, será também uma forma maravilhosa de catalisar as transformações sociais em curso no nosso país e na América do Sul.

Por essa razão o meu governo tem sido tão enfático e determinado em apoiar a candidatura do Rio de Janeiro. O governo federal ofereceu todas as garantias possíveis e assumiu todos os compromissos necessários. Por isso aprovamos o financiamento integral do projeto. E também é esta a razão pela qual os três níveis de governo e todo o País estão unidos em apoio à candidatura do Rio 2016.

Estive recentemente em Londres e Pequim para ver o que é necessário para sediarmos os jogos e para aprender mais sobre o poder e sobre os valores do movimento olímpico. Tive a honra de encontrar-me com muitos de vocês. Esses contatos ajudaram a entender melhor a maneira pela qual os líderes políticos podem trabalhar com os líderes esportivos para obter resultados que beneficiem as próximas gerações.

O Rio está pronto e o Brasil está pronto. Estamos à espera de vocês no Rio, em 2016.

Muito obrigado e boa sorte.

Fim do conteúdo da página