Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Querida companheira, presidenta da Argentina, companheira Cristina,

Ministros Diana e ministro De Vido,

Ministro Celso Amorim,

Ministro Hélio Costa,

Meu caro representante do primeiro-ministro Taro Aso,

Embaixador do Japão na Argentina,

Amigos e amigas,

É uma imensa satisfação saber que o governo da Argentina decidiu adotar o sistema de TV Digital ISDB-T. Essa decisão tem uma importância excepcional. Ela traz componente tecnológico fundamental para a parceria entre os nossos dois países. Nossa cooperação em setor tão estratégico como o da TV Digital representa etapa decisiva na construção de uma moderna infraestrutura de comunicações para interligação de nossos países e a integração de nosso continente. O governo brasileiro não poupou esforços científicos nem financeiros para viabilizar esse sistema. Ele apresenta características que ajudarão no desenvolvimento de um padrão tecnológico comum entre países que precisam se inserir, de forma competitiva, na economia globalizada.

A adoção de um sistema comum de TV Digital cria as condições para estabelecermos um pólo tecnológico regional. Estaremos, assim, difundindo e, sobretudo, desenvolvendo tecnologias próprias adaptadas às nossas necessidades específicas. E estaremos promovendo a inclusão digital, porta de entrada para a sociedade de informação. Já estamos vendo os benefícios desse sistema no Brasil. Ele está viabilizando a consolidação de nosso projeto de TV pública, que oferecerá aquilo que muitas vezes não encontramos na TV aberta: programação de qualidade em matéria de cultura, educação e cidadania. Ao mesmo tempo, representa poderoso instrumento para democratizar o acesso à informação de governo e a serviços sociais, para a população de todas as regiões do País.

Esperamos pôr em prática, quanto antes, uma forte cooperação com a Argentina na área da televisão digital. Dessa forma, a Argentina também poderá oferecer à sua população, ao longo do seu vasto território, todos os benefícios de um sistema de comunicações moderno e competitivo.

Companheira Cristina,

Depois da brilhante coordenação da reunião da Unasul de hoje, onde, mais uma vez, você teve um papel de destaque, você não poderia terminar o seu dia melhor, firmando esse acordo da TV Digital.

Parabéns e boa sorte ao povo argentino.

Fim do conteúdo da página