Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Senhor Presidente,

Senhores e senhoras membros do Comitê Olímpico,

Companheiros da delegação brasileira,

Amigos e amigas,

Com muito orgulho, represento, aqui, as esperanças e sonhos de mais de 190 milhões de brasileiros. Muitos nos acompanham pela TV neste momento, em telões nas areias de Copacabana, nas vitrines das lojas de São Paulo ou em pequenos televisores às margens do rio Amazonas. Estão todos unidos, torcendo pelo Rio de Janeiro.

Somos um povo apaixonado pelo esporte, apaixonados pela vida. Olhando para os cinco aros do símbolo olímpico, vejo neles meu país. Um Brasil de homens e mulheres de todos os continentes: americanos, europeus, africanos, asiáticos, todos orgulhosos de suas origens e mais orgulhosos de se sentirem brasileiros.

Não só somos um povo misturado, mas um povo que gosta muito de ser misturado. É o que faz nossa identidade. Digo com toda franqueza: chegou nossa hora. Chegou! Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Entre os países que disputam hoje a indicação, somos os únicos que nunca tivemos essa honra. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. Aumentará a autoestima dos brasileiros, consolidará conquistas recentes, estimulará novos avanços.

Essa candidatura não é só nossa. É também da América do Sul, um continente com quase 400 milhões de homens e mulheres e cerca de 180 milhões de jovens. Um continente que, como vimos, nunca sediou os Jogos Olímpicos. Está na hora de corrigir esse desequilíbrio.

Para o movimento olímpico, essa decisão abrirá uma nova e promissora fronteira. O COI já mostrou ser capaz de enfrentar e vencer desafios. Mantendo acesa a chama da tradição, soube modernizar os Jogos. Introduziu novas modalidades. Abriu-se a novas tecnologias. Atraiu um número cada vez maior de países. O desafio agora é outro: expandir as Olimpíadas para novos continentes. É hora de acender a pira Olímpica em um país tropical, na mais linda e maravilhosa cidade - o Rio de Janeiro.

Para a América do Sul, será um momento mágico. Para o movimento olímpico, uma oportunidade de sentir o calor de nosso povo, a exuberância da nossa cultura, o sol da nossa alegria. E de passar uma mensagem clara para o mundo: as Olimpíadas pertencem a todos os povos, a todos os continentes, à humanidade inteira.

Aprendemos muito nos últimos tempos. Na realização exitosa dos Jogos Pan-Americanos de 2007; nas Olimpíadas, ano passado, em Beijing; na visita às obras do Parque Olímpico de Londres; nos encontros pelo mundo com membros da família olímpica.

Esse é o motivo pelo qual meu governo está tão comprometido com a candidatura do Rio.

Demos todas as garantias possíveis à realização dos Jogos. Aprovamos financiamento significativo e abrangente, conscientes do legado que os Jogos deixarão para o Rio de Janeiro.
Meus amigos e minhas amigas,

O Brasil vive um excelente momento. Trabalhamos muito nas últimas décadas. Temos uma economia organizada e pujante, que enfrentou sem sobressaltos a crise que ainda assola tantas nações.

Vivemos num clima de liberdade e de democracia. Nos últimos anos, 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza e 21 milhões passaram a integrar a nova classe média.

A superação de dificuldades é o que marca a história recente do Brasil e a trajetória de milhões de brasileiros.

Acabo de participar da Cúpula do G-20, em Pittsburgh, na qual se desenhou, por consenso, um novo mapa econômico mundial. Esse mapa reconhece a importância de países emergentes como o Brasil no cenário global e, sobretudo, na superação da crise mundial. Tenho o orgulho, como brasileiro, de ter participado desse processo e de ver o Brasil como parte da solução.

A parceria que a candidatura do Rio propõe à família olímpica leva em conta esse novo cenário, no qual nosso país conquistou o seu lugar.

As portas do Brasil estão abertas para a maior festa da Humanidade: os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, no Rio, uma das mais belas e acolhedoras cidades de todo o mundo.

Precisamos do apoio e da visão de futuro das senhoras e dos senhores.

O Rio está pronto. Os que nos derem esta chance não se arrependerão.

Estejam certos: os Jogos Olímpicos do Rio serão inesquecíveis, pois estarão cheios da paixão, da alegria e da criatividade do povo brasileiro.

Muito obrigado.

Fim do conteúdo da página