Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O dia 4 de novembro de 2017 foi muito especial para a Embaixada do Brasil em Tóquio. Suas Majestades o Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko nos deram a honra e o privilégio de uma visita para conhecer a exposição “Construindo Vínculos Eternos”, que celebra a amizade e a parceria nipobrasileira no contexto dos 50 anos de sua primeira viagem ao Brasil.

A presença do Casal Imperial foi, sobretudo, uma homenagem ao Brasil e aos 208 milhões de brasileiros que levam o Japão no coração, em particular aos quase 200 mil que aqui vivem. A dedicação e o sentido de missão de Suas Majestades constituem exemplo para todos nós que trabalhamos, no Brasil e no Japão, pelo bem comum de duas grandes nações.

Ao olhar as imagens de sua viagem ao Brasil em 1967, o Imperador e a Imperatriz do Japão demonstraram especial familiaridade com uma palavra da língua portuguesa: saudade. A foto do Casal Imperial subindo a escadaria do Itamaraty de Brasília -- como protagonistas do grande evento inaugural da nova sede da diplomacia brasileira -- é mais um símbolo dos incontáveis vínculos entre nossos países.

O Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko inscreveram seus nomes na história do Itamaraty e, agora, o fazem também no prédio desta Embaixada, obra do arquiteto brasileiro Ruy Ohtake. Acima de tudo, proporcionam inspiração e estímulo à alma de brasileiros e japoneses que, juntos, constroem o mais duradouro dos elos: o humano.

O Casal Imperial manifestou grande satisfação ao percorrer a mostra “Construindo Vínculos Eternos”, que foi desenvolvida e realizada pela equipe de funcionários desta Embaixada. Expressamos -- minha mulher, Béatrice, e eu -- a mais profunda gratidão a Suas Majestades e aos demais construtores de vínculos eternos entre o Brasil e o Japão!

Fim do conteúdo da página