Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Algumas pessoas não sabem, mas o Consulado-Geral em Nagoia atende a uma comunidade de mais de 110 mil brasileiros, residentes em 28 províncias, desde Toyama até Okinawa. Essa é nossa jurisdição - área na qual os cônsules do Brasil são os representantes consulares brasileiros. 

Talvez seja interessante dar uma ideia do que é a função consular. 

De forma simplificada, trata-se de estabelecer, fora do Brasil, uma repartição pública brasileira encarregada de prestar aos cidadãos serviços que vão desde a  emissão de documentos (passaportes, atestado de estado civil, para quem casa, atestado de vida, entre outros), os registros de cartório (procurações e registros de nascimento ou de casamento, certidão de óbito etc), até a aplicação das eleições presidenciais.

Os consulados possuem também uma função genérica de proteção aos brasileiros, que cobre diversas situações envolvendo segurança e integridade física e moral dos cidadãos, apoio às pessoas gravemente necessitadas ou que buscam contato com familiares no Brasil. Os consulados recebem pedidos de busca do paradeiro de cidadãos, por parte de familiares que perderam contatos com parentes no Japão, ou ainda atendem a requerimentos da Justiça brasileira para encontrar brasileiros que são parte em processos judiciais no Brasil. 

Funções avançadas

Ao fortalecer a vertente social e comunitária ao seu trabalho, o CG Nagoia tem procurado mover ações nas áreas de educação, de valorização da cidadania brasileira no Japão e de saúde física e mental. 

A frente da promoção do ensino e da escolarização de crianças e jovens brasileiros é considerada fundamental por ampla maioria de pessoas que estudam e conhecem a história da presença brasileira no Japão. Os maiores problemas que brasileiros enfrentam em sua adaptação relacionam-se com dificuldades de escolarização dos filhos: "ijime" nos colégios, depressão, "hikikomori", delinquência e mesmo criminalidade, em casos extremos. A estabilidade familiar está fortemente associada à possibilidade de os filhos dos brasileiros conseguirem inserção saudável em escola e as dificuldades de inserção escolar associam-se a casos de violência doméstica, de crianças deixadas sem adultos para dar-lhes cuidado, ou mesmo de abuso infantil; ou ainda, de crianças que não contam com o valioso diálogo com os pais, sem momento íntimo de brincadeira e conversa, necessário para fortalecer a autoestima da criança e assegurar um desenvolvimento sadio. Em outros casos, diante das dificuldades de ensino, os jovens simplesmente não pensam em ingressar em universidade, contentam-se com o primeiro emprego mais à mão e desistem de seus sonhos maiores. Há sempre uma empreiteira necessitada de mão de obra para cumprir o contrato com as empresas japonesas. 

Essa realidade está mudando e cada vez mais os jovens estão obtendo curso superior (diploma universitário) e, como seus antepassados fizeram no Brasil, estão  conseguindo um padrão de vida mais elevado dentro da sociedade japonesa. O apoio ao jovem empresário e aos futuros homens de negócios também está, portanto, na pauta de trabalho do CG Nagoia. 

Laços com a Comunidade 

Toda a equipe do CG Nagoia está comprometida com o projeto de incentivar a educação e apoiar a comunidade brasileira, que se organiza de forma independente para resolver problemas. Temos uma longa pauta de trabalho e o espaço disponível nesse artigo não permite aprofundamento, mas convidamos os cidadãos a procurar nossas páginas nas redes sociais, para conhecerem o CG Nagoia e formarmos laços que construirão uma comunidade sólida, segura e realizada no Japão.

Fim do conteúdo da página