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Subsecretário-geral de Cooperação Internacional, Promoção Comercial e Temas Culturais do Ministério das Relações Exteriores

Ainda é relativamente desconhecido o papel da língua portuguesa na projeção internacional do Brasil. É comum a associação que se faz entre as relações exteriores e a globalização, com seus efeitos supostamente homogeneizadores sobre o panorama cultural dos países. Dessa perspectiva, qualquer nação, ao buscar ampliar sua presença no mundo, estaria condenada a resignar-se diante da língua franca de nossos tempos e seu papel na difusão de esquemas mentais e produtos culturais.

Essa visão, contudo, desconhece uma realidade incontornável. A língua portuguesa é uma das mais faladas no mundo, idioma oficial de nove países em quatro continentes, com população de 275 milhões de habitantes. Nesses países, assim como para os milhões de lusófonos que vivem no exterior, a “língua portuguesa é a sua pátria”, para usar a frase de Fernando Pessoa. O português é um ativo estratégico a serviço do fortalecimento dos vínculos entre os países lusófonos e da projeção de sua cultura e visão de mundo.

A diplomacia brasileira tem muito presente a importância da língua portuguesa na projeção internacional do Brasil. Não foi por outra razão que a presidência pro tempore brasileira (2016 a 2018) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) priorizou a montagem da exposição itinerante “A língua portuguesa em nós” do Museu da Língua Portuguesa, que vai percorrer Cabo Verde, Angola e Moçambique entre maio e agosto deste ano. Iniciativa do Itamaraty, em parceria com o governo de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) — órgão da CPLP —, a mostra faz um passeio pela história do idioma.

A exposição levará parte do acervo audiovisual do Museu da Língua Portuguesa aos três países africanos: a Praça da Língua (experiência-símbolo do Museu, uma instalação audiovisual com mosaico de músicas, poesias, trechos literários e depoimentos em língua portuguesa) e área que aborda a relação entre língua, identidades e culturas. O visitante será convidado a participar da programação e deixar seu testemunho falado, que será integrado ao acervo do Museu da Língua Portuguesa.

A promoção do português e, por seu intermédio, da cultura brasileira pode trazer importantes dividendos ao país. É um instrumento facilitador em negociações comerciais, abre um leque de opções para a exportação de produtos da indústria cultural brasileira, principalmente dos mercados editorial e musical, e nos torna mais atrativos como destino para estudantes universitários. Todos esses desdobramentos têm um efeito catalisador, por sua vez, sobre o turismo e outros nichos da indústria e serviços.

Queremos impulsionar a ação conjunta dos países de língua oficial portuguesa e dotar o IILP dos meios necessários para cumprir sua missão de irradiador da língua comum dos nove países da CPLP. A exposição “A língua portuguesa em nós” é um exemplo concreto do que pode ser feito para alcançar esse objetivo.

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