Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Excelentíssima Senhora Vice-Presidenta da República Socialista do Vietnã, Guien Tí Duan

Excelentíssimo Senhor Embaixador Nguyen Van Kien, Embaixador da República Socialista do Vietnã, na pessoa de quem cumprimento os demais integrantes da delegação vietnamita

Excelentíssima Senhora Deputada Federal Jô Moraes,

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados

Senhor Embaixador Sérgio França Danese, Secretário-Geral das Relações Exteriores

Professor Marco Aurélio Garcia, Assessor Especial da Presidência da República

Senhores Subsecretários-Gerais

Senhoras e Senhores Embaixadores

Caros colegas

É com grande satisfação que ofereço este almoço em homenagem a Vossa Excelência.

Confirmamos, no proveitoso encontro que Vossa Excelência manteve há pouco com a Presidenta Dilma Rousseff, a afinidade entre nossos povos e o grande potencial de nossas relações.

O convite transmitido por Vossa Excelência para que a Presidenta Dilma Rousseff visite proximamente o Vietnã e a reafirmação do propósito de explorar o potencial de nossa agenda bilateral prenunciam grandes avanços em nossas relações nos próximos anos.

O Brasil e o Vietnã possuem diversos pontos de convergência. Somos países em desenvolvimento com populações numerosas. Priorizamos objetivos sociais em nossas estratégias de desenvolvimento, sem descuidar da importância das conquistas científicas e tecnológicas para a melhor inserção de nossos países na economia mundial. E temos visão universalista do convívio internacional.

Essa convergência de interesses e de visões foi essencial para que alcançássemos avanços expressivos em nossas relações bilaterais nos últimos anos.

Nosso comércio bilateral saltou de 47,1 milhões de dólares, em 2003, para mais de 3,17 bilhões de dólares, em 2014, correspondendo a um aumento de mais de 6.635%. E há muitas oportunidades para ampliarmos e diversificarmos nossa agenda comercial. A vitalidade de nossas economias deve também promover crescentes investimentos mútuos.

Nossa agenda bilateral está se expandindo para novos campos de cooperação e diversificando seu perfil. São animadoras nossas iniciativas bilaterais em áreas como: agricultura, segurança alimentar, defesa, educação, ciência e tecnologia, esportes, saúde e energias renováveis e não-renováveis.

O diálogo político bilateral tem-se igualmente fortalecido, como evidenciado pelos resultados das duas sessões da Comissão Mista e das cinco reuniões de Consultas Políticas, que espero sejam retomadas proximamente.

Brasil e Vietnã tem desempenhado papel central em suas respectivas regiões e podem servir de ponte para a projeção dos interesses de seu entorno no plano extra-regional. Agradeço, a propósito, o apoio vietnamita ao processo de aproximação do Brasil com a ASEAN.

Vejo de maneira positiva os contatos entre nossos países em foros multilaterais, que devemos estimular cada vez mais. O Brasil valoriza profundamente o apoio do Vietnã à nossa aspiração de ocupar assento permanente em um Conselho de Segurança reformado das Nações Unidas.

Excelência,

Ao reiterar meus agradecimentos por sua honrosa visita, peço transmitir ao Governo e ao povo vietnamita nosso sentimento mais profundo de amizade e admiração.

Proponho um brinde em honra da saúde de Vossa Excelência, da paz e prosperidade do povo vietnamita e das relações entre o Brasil e o Vietnã.

Fim do conteúdo da página