Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

É uma grata satisfação dirigir-me à Primeira Conferência de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto para, em nome do Ministério das Relações Exteriores, dar as boas-vindas a mais de 50 delegações de países amigos aqui presentes, representantes da sociedade civil, da academia, da imprensa e da iniciativa privada.

Na presença da Presidenta Dilma Rousseff, que dentro em breve se dirigirá aos senhores e às senhoras, é motivo de orgulho para a diplomacia brasileira participar, em conjunto com a Controladoria-Geral da União, aqui representada pelo Ministro Jorge Hage, da organização deste evento.

Em poucos meses, a Parceria para um Governo Aberto (OGP) vem crescendo, tomando forma e atraindo amplo interesse junto à comunidade internacional.

A participação na OGP confirma o compromisso do Brasil com a prevalência dos valores democráticos e dos direitos humanos e com a construção de modelos de governança com transparência, prestação de conta dos atos de governo, acesso à informação.

O Brasil participa ativamente de diversas iniciativas internacionais na matéria – entre outras, como Parte da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e no Grupo de Trabalho Anti-Corrupção no âmbito do G-20.

O trabalho de construção da Parceria para um Governo Aberto é o resultado de uma interação produtiva e inovadora entre governos – e destaco, em particular, os membros do Conselho Diretor – África do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido, além do Brasil –,organizações não-governamentais, que têm acompanhado e contribuído substantivamente para levar adiante a iniciativa. Esse é o espírito que buscamos desde a concepção da iniciativa: aproveitar a diversidade, compartilhar experiências, intercambiar idéias.

O alto nível de representação dos Governos a esta reunião demonstra o comprometimento de cada um dos membros – dos antigos e dos novos – com os objetivos dessa Parceria.

Estou certo de que ao final desses dois dias de reuniões, sairemos enriquecidos pelo intercâmbio livre de idéias proporcionado por essa Conferência.

Ao reiterar as boas-vindas aos participantes aqui presentes, desejo expressar minha convicção de que nossos trabalhos venham a proporcionar contribuição importante para a consolidação do Governo Aberto no Brasil e no mundo e para o fortalecimento dos laços de cooperação entre os países aqui representados.

Muito obrigado.

Pesquisa:
Fim do conteúdo da página