Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Jair Bolsonaro é o líder mais transformador do Brasil em muito tempo, e a possibilidade de fazer parte desse processo de transformação é uma imensa honra para nós Ministros aqui presentes com ele. É uma honra, de forma especial, para mim, que desde minha indicação para o cargo de Ministro das Relações Exteriores assumi a incumbência de fazer do Itamaraty e da política externa brasileira parte integrante desta transformação, rompendo as tradições de acomodação e irrelevância da política externa brasileira de tempos recentes, assim como o Presidente Bolsonaro está quebrando tradições: quebrando as tradições da corrupção, do toma-lá-dá-cá, da eterna postergação das soluções, a tradição do crime, a tradição do materialismo.

O lema do Presidente Bolsonaro – Brasil acima de tudo e Deus acima de todos – contém em si mesmo um projeto político e uma concepção de mundo. São um projeto e uma concepção que correspondem aos sentimentos profundos do povo brasileiro.

Brasil acima de tudo: ou seja, a união dos brasileiros em torno da ideia da pátria, como único fator capaz de mobilizá-los por um objetivo comum.

Governos anteriores criaram uma sociedade fragmentada e dispersa. Uma sociedade descrente de si mesma e de suas instituições. A maneira de reunificar essa dispersão e superar essa descrença é colocar como horizonte a pátria. A nação. Não o Estado, mas a nação.

Quando os cidadãos olham e enxergam apenas o Estado, isso não os transforma, porque isso eles já conhecem, porque o Estado não gera sentimentos, e o ser humano é movido por sentimentos. Mas quando olham e enxergam a nação, surge um potencial incrível de criar energia e de unificar o país.

Menos Estado e mais nação, esta poderia ser a definição desse potencial mobilizador.

Deus acima de todos: aqui se introduz a concepção de uma realidade vertical, onde o ser humano sabe que possui uma dimensão espiritual e onde a vida não se reduz às leis da física.

A grande maioria dos brasileiros sente e deseja essa presença da transcendência em suas vidas – mas o sistema de pensamento imperante lhes negava, até há pouco, a possibilidade de expressar esse sentimento. Ao dizer “Deus acima de todos”, acima de cada um, essa expressão permite que os brasileiros voltem a poder exprimir sua fé no espaço público, o espaço da nação.

Com esse lema, com sua presença inspiradora, o Presidente Jair Bolsonaro está reconfigurando a realidade brasileira de uma maneira poucas vezes vista. Com apenas oito palavras está enfrentando o sistema. Um certo sistema. O sistema que produziu décadas de estagnação econômica, atraso, corrupção, ineficiência, crime. Um sistema que produziu, por exemplo, uma relação de indiferença ou de hostilidade para com os Estados Unidos, em detrimento dos nossos interesses. A relação com os Estados Unidos era colocada para baixo pelos governos brasileiros, não por acaso, mas porque a relação com uma nação dinâmica e aberta produz liberdade, reforça o estado de direito, promove os valores humanos que nos inspiram – ou seja, tudo o que causa pavor a uma certa ideologia.

Somente um presidente que vem de fora do sistema poderá mudá-lo. E parte dessa transformação profunda é a criação de uma nova parceria com os Estados Unidos.

Fim do conteúdo da página