Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

A Coordenação-Geral de Patrimônio Histórico (CGPH) publica neste Espaço da Memória informações sobre as obras pertencentes ao acervo do Itamaraty. 

 

 

Fonte: Revista da Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) e da ADB Sindical - ano XXVI, nº 100, julho a dezembro de 2019

 

Revoada dos Pássaros, de Pedro Corrêa de Araújo, 1967-1968. Localizado na Sala Dom Pedro I, o glamoroso lustre esculpido em bronze, prata, com cristais de rocha lapidados em forma de disco, da cidade de Cristalina (GO), é composto por 110 braços, 1500 kg e iluminado por uma única lâmpada.

De acordo com a entrevista concedida pelo embaixador Wladimir Murtinho ao Projeto Memória da Construção de Brasília em 1990, o lustre levou quase dois anos para ser fabricado, pois não havia possibilidade de comprar a peça pronta. Assim, cabia ao Itamaraty comprar o material necessário (metal, cristal etc.) e ir pagando ao artista cada etapa do processo de produção da obra, instalada finalmente através de uma abertura pelo teto do salão com auxílio do corpo de bombeiros.

Além do processo de produção, o embaixador Murtinho também comentou a emoção de ver o lustre instalado:

A maneira como nós fizemos este... Veja bem, isso durou quase dois anos, fazendo esse lustre. Então o que quê ele tinha? Nós comprávamos pequenas placas de metal, solda e ele trabalhava. Quando terminava o trabalho, eu pagava por mês. Depois de cerca de dois anos ficou pronto. Bom, a emoção que representou a entrada desse lustre, veio inteiro (...). Ele entrou pelo salão, trazido pelos bombeiros. Esse é o momento emocionante porque as pessoas, ao verem entrar, parou o tráfico literalmente. (MURTINHO, op.cit, p. 31)

Quando iluminado pela única lâmpada, o conjunto se reflete no teto provocando o efeito que dá nome à obra.

 

REFERÊNCIAS:

Revista da Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) e da ADB Sindical Ano XXVI nº 100 • Julho a Dezembro de 2019

MURTINHO, Wladimir do Amaral. Depoimento - Programa de História Oral. Brasília, Arquivo Público do Distrito Federal, 1990.

 

 

 

 

Pesquisa:
Fim do conteúdo da página