Profissionais de imprensa interessados em cobrir as Cerimônias de Sucessão Imperial que terão lugar em Tóquio, nos dias 22 e 23 de outubro de 2019, já podem realizar seu credenciamento junto ao Departamento de Comunicação Social (DCOM) do Itamaraty.
O prazo final para credenciamento será às 12h (horário de Brasília) do dia 17 de setembro. Esse prazo é impreterível, pois as solicitações deverão ser processadas e enviadas para credenciamento pelo Secretariado das Cerimônias de Sucessão Imperial, estabelecido junto ao Gabinete do Primeiro-Ministro do Japão, respeitando-se os prazos definidos por aquele Secretariado.
As solicitações de credenciamento – inclusive para correspondentes da imprensa brasileira sediada no Japão – deverão ser transmitidas ao correio eletrônico credenciamento@itamaraty.gov.br, com as seguintes informações:
Na linha de “assunto”, informar: “credenciamento ENTRONIZAÇÃO IMPERIAL NO JAPÃO”.
No corpo do e-mail:
- nome completo (conforme consta do passaporte, separando-se claramente os campos NOME e, em seguida, SOBRENOME);
- número do passaporte válido;
- nome e endereço completo do veículo de imprensa;
- função;
- telefone celular e e-mail de contato;
- lista de equipamentos de mídia levados na viagem.
Como anexo ao e-mail:
- foto do rosto, sem óculos ou outros objetos que possam obscurecer a identidade (exclusivamente em formato JPEG, com tamanho máximo de 1000x1000 pixels, tamanho mínimo de 300x300 pixels, em arquivo inferior a 2MB)(*);
- cópia da página de identificação do passaporte e de certificado de emprego (carta da entidade empregadora, em papel timbrado, redigida em inglês e assinada por diretoria competente), nos formatos JPEG ou PDF (com tamanho máximo de 1000x1000 pixels, tamanho mínimo de 300x300 pixels, em arquivos inferiores a 2MB).
(*) As autoridades japonesas informam que será empregada tecnologia de reconhecimento facial nos eventos. O Itamaraty e o Governo brasileiro não têm responsabilidade sobre o tratamento de informações pessoais solicitadas pelo Governo japonês no processo de credenciamento. Nenhuma solicitação será processada sem o envio de todas as informações e documentos exigidos pelas autoridades japonesas.
Atenção: é necessário visto para a entrada dos profissionais de imprensa no Japão. Os interessados deverão consultar a embaixada ou os consulados do Japão no Brasil para mais informações sobre o processo de solicitação de vistos, período mínimo de validade do passaporte, vacinas obrigatórias, facilidades alfandegárias para entrada de equipamentos naquele país e outras diretrizes pertinentes. O credenciamento não é garantia de concessão de visto de entrada no país. A lista das representações diplomáticas e consulares daquele país podem ser obtidas no Portal Itamaraty.
Observação: Devido a limitações de espaço e a requisitos de segurança, as autoridades japonesas informam que a cobertura das cerimônias será realizada mediante “pool” de mídias. Informações adicionais serão divulgadas oportunamente.
Redes Sociais Topo