Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Profissionais de imprensa interessados em cobrir as Cerimônias de Sucessão Imperial que terão lugar em Tóquio, nos dias 22 e 23 de outubro de 2019, já podem realizar seu credenciamento junto ao Departamento de Comunicação Social (DCOM) do Itamaraty.

O prazo final para credenciamento será às 12h (horário de Brasília) do dia 17 de setembro. Esse prazo é impreterível, pois as solicitações deverão ser processadas e enviadas para credenciamento pelo Secretariado das Cerimônias de Sucessão Imperial, estabelecido junto ao Gabinete do Primeiro-Ministro do Japão, respeitando-se os prazos definidos por aquele Secretariado.

As solicitações de credenciamento – inclusive para correspondentes da imprensa brasileira sediada no Japão – deverão ser transmitidas ao correio eletrônico credenciamento@itamaraty.gov.br, com as seguintes informações:

Na linha de “assunto”, informar: “credenciamento ENTRONIZAÇÃO IMPERIAL NO JAPÃO”.

No corpo do e-mail:

  1. nome completo (conforme consta do passaporte, separando-se claramente os campos NOME e, em seguida, SOBRENOME);
  2. número do passaporte válido;
  3. nome e endereço completo do veículo de imprensa;
  4. função;
  5. telefone celular e e-mail de contato;
  6. lista de equipamentos de mídia levados na viagem.

Como anexo ao e-mail:

  1. foto do rosto, sem óculos ou outros objetos que possam obscurecer a identidade (exclusivamente em formato JPEG, com tamanho máximo de 1000x1000 pixels, tamanho mínimo de 300x300 pixels, em arquivo inferior a 2MB)(*);
  2. cópia da página de identificação do passaporte e de certificado de emprego (carta da entidade empregadora, em papel timbrado, redigida em inglês e assinada por diretoria competente), nos formatos JPEG ou PDF (com tamanho máximo de 1000x1000 pixels, tamanho mínimo de 300x300 pixels, em arquivos inferiores a 2MB).

(*) As autoridades japonesas informam que será empregada tecnologia de reconhecimento facial nos eventos. O Itamaraty e o Governo brasileiro não têm responsabilidade sobre o tratamento de informações pessoais solicitadas pelo Governo japonês no processo de credenciamento. Nenhuma solicitação será processada sem o envio de todas as informações e documentos exigidos pelas autoridades japonesas.

Atenção: é necessário visto para a entrada dos profissionais de imprensa no Japão. Os interessados deverão consultar a embaixada ou os consulados do Japão no Brasil para mais informações sobre o processo de solicitação de vistos, período mínimo de validade do passaporte, vacinas obrigatórias, facilidades alfandegárias para entrada de equipamentos naquele país e outras diretrizes pertinentes. O credenciamento não é garantia de concessão de visto de entrada no país. A lista das representações diplomáticas e consulares daquele país podem ser obtidas no Portal Itamaraty.

Observação: Devido a limitações de espaço e a requisitos de segurança, as autoridades japonesas informam que a cobertura das cerimônias será realizada mediante “pool” de mídias. Informações adicionais serão divulgadas oportunamente.

Fim do conteúdo da página