Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Os profissionais de imprensa interessados em realizar cobertura da visita do presidente Jair Messias Bolsonaro à República do Chile deverão enviar, impreterivelmente até às 16h do dia 18 de março (segunda-feira), para o e-mail credenciamento@itamaraty.gov.br, mensagem com as informações listadas abaixo:

No corpo do e-mail:

a) Nome completo;
b) Local e data de nascimento;
c) Número, data de expedição e data de validade do passaporte;
d) Nome e endereço do veículo para o qual trabalha;
e) Função (cinegrafista, jornalista, fotógrafo, etc.);
f) Dados de chegada a Santiago (data, voo e horário);
g) Telefone celular e endereço de e-mail para contato durante a visita;
h) Lista de equipamentos (incluindo marca, modelo e valor dos bens); 

Como anexo ao e-mail (em formato .pdf ou .jpg):

i) Foto 3x4 digitalizada;
j) Carta em papel timbrado, assinada pela chefia imediata, solicitando o credenciamento.

Para a cobertura específica da Cúpula Presidencial para a Integração da América do Sul, que terá lugar no dia 22 de março de 2019, em Santiago, será necessário que cada veículo, por meio do editor responsável, solicite, entre 13 e 17 de março de 2019,  o credenciamento para os profissionais de imprensa, preenchendo o formulário disponível em https://acreditaciones.minrel.gob.cl/, aba “Medios de comunicación / Media” (https://bit.ly/2u37xU9), no qual deverá ser incluído o seguinte: 

  1. Os dados de todos os jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e técnicos que participarão das atividades: tipo de veículo de imprensa (agência, TV, rádio, jornal, revista, mídia digital), nome da mídia, país, telefone, nome do editor responsável, correio eletrônico e sítio eletrônico.
  2. Uma fotografia digital recente de cada um dos integrantes da equipe. Cada arquivo deve conter nome e sobrenome da pessoa. 
  3. Uma carta (com logotipo/carimbo da mídia) assinada pelo diretor ou editor responsável, digitalizada nos formatos permitidos (jpg, jpeg, gif, png, pdf, doc, docx), que não pese mais de 2 Mb, por meio da qual seja solicitada a acreditação da equipe, indicando o nome e os dados de contato da pessoa responsável da cobertura. O arquivo deve conter nome e sobrenome da pessoa. 
  4. Indicação de telefones celulares. 

IMPORTANTE

  • O credenciamento será por veículo de imprensa, portanto, em um único arquivo deverão ser credenciados todos os profissionais que participarão da cobertura nesse dia.
  • O editor ou diretor será o contato com a organização da cúpula, por isso será essencial que todos os dados sejam preenchidos.
  • Para completar o processo de credenciamento, todos os pedidos serão checados por segurança.
  • Solicita-se que o número de credenciamentos requeridos esteja de acordo com as necessidades reais, uma vez que as vagas são limitadas.
  • Dúvidas ou perguntas poderão ser encaminhadas diretamente para o endereço acreditacionesprensa@minrel.gob.cl

Sugere-se que os profissionais de imprensa verifiquem, junto às embaixadas e aos consulados da República do Chile, informações relativas à obtenção de visto para cobertura do evento, período mínimo de validade do passaporte, vacinas obrigatórias e facilidades alfandegárias para entrada de equipamentos naquele país. Os dados de contato das representações da República do Chile no Brasil podem ser encontrados no Portal Itamaraty.

Fim do conteúdo da página