Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Sr. Abdessamad Kayouh, membro da Câmara dos Conselheiros e Primeiro Vice-Presidente, encarregado das Relações Exteriores, do Parlamento do Marrocos, foi condecorado no dia 15 de julho com a Ordem de Rio Branco. A cerimônia de condecoração contou com a presença de diversas autoridades marroquinas e de vários veículos de comunicação. Representantes do Parlamento, de ministérios e de partidos políticos presentes incluíram o Sr. Nizar Baraka, Secretário-Geral do Partido do Istiqlal (mais antiga agremiação política marroquina); o Sr. Hamdi Ould Errachid, figura maior do Istiqlal, Presidente do Conselho da Região de Laâyoune-Sakia El Hamra (no Saara Ocidental); o Sr. Abdelouahid Khouja, Secretário-Geral da Câmara dos Conselheiros; o Sr. Mohamed Meselek, Secretário-Geral do Ministério do Turismo, do Transporte Aéreo, do Artesanato e da Economia Social; e o Sr. Brahim Baddi, da Direção de Assuntos Americanos da Chancelaria.

 

O embaixador do Brasil no Marrocos, José Humberto de Brito Cruz, fez leitura de excerto do Decreto de 30 de abril de 2019, pelo qual o senhor presidente da República  decidiu admitir o Sr. Kayouh no quadro suplementar da Ordem de Rio Branco e, em seguida, apôs a insígnia de Grande Oficial no homenageado. Recordou também que a Ordem de Rio Branco é uma das principais distinções do governo brasileiro, e que sua concessão ao Sr. Kayouh é o reconhecimento de seu trabalho pelo aprofundamento da cooperação e da amizade entre Brasil e Marrocos, o qual contribuiu, de modo significativo, para dinamizar a "diplomacia parlamentar" entre os dois países. O Sr. Kayouh, em seu agradecimento, registrou que Brasil e Marrocos compartilham os valores da democracia e da tolerância e uma convergência de vistas sobre desafios internacionais ligados a temas como o crime organizado, o terrorismo, as migrações clandestinas, o comércio internacional e o desenvolvimento sustentável.

 

 

Houve considerável repercussão da condecoração na mídia, em veículos impressos, sítios eletrônicos e canais de televisão, em francês, árabe e amazigh, com destaque para matérias publicadas pela agência MAP; pelos jornais "Le Matin", "Libération" e "L'Opinion"; pelos sites "Medias 24" e "Hespress"; e pelos canais de TV "Al Aoula" e "M24".

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página