Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República Democrática de Timor-Leste

timor-leste
 

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Timor-Leste foram estabelecidas em 2002, ano da independência daquele país. A Embaixada do Brasil em Díli foi aberta no mesmo ano. O relacionamento bilateral é marcado por vínculos culturais, decorrentes de herança lusófona comum. O Timor-Leste é o único país da Ásia e da Oceania a adotar o Português como língua oficial e a integrar a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A cooperação bilateral é a vertente mais destacada do relacionamento entre os dois países. O Brasil tem prestado ao Timor-Leste apoio em amplo leque de iniciativas em áreas fundamentais para a construção do estado timorense, como a consolidação da lusofonia e do sistema romano-germânico no ordenamento jurídico, temas de justiça e segurança e formação de mão-de-obra. 

Estão em vigor, entre o Brasil e o Timor-Leste instrumentos nas áreas de cooperação técnica, cultura, defesa, educação, e isenção parcial de vistos. Os dois países estabeleceram, em 2003, comissão mista para tratar de temas da agenda bilateral.

Além de visitas em nível presidencial, há grande número de visitas de nível ministerial e técnico. Em 2015, o então chanceler Mauro Vieira esteve em Díli, onde participou da XX Reunião Ordinária do Conselho de ministros da CPLP.

Em 2018, o comércio do Brasil com o Timor-Leste totalizou US$ 7,9 milhões, dos quais a quase totalidade correspondeu a exportações brasileiras.


Cronologia das relações bilaterais

1999 – Envio, pelo Brasil, de 5 oficiais de ligação, 6 observadores policiais e 19 peritos eleitorais para acompanhar o referendo sobre a independência (agosto)

1999 – O ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, encontra José Ramos-Horta e o chanceler da Indonésia, Ali Atalas, à margem da 53ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (setembro)

2000 – Começa a operar o Escritório de Representação do Brasil em Díli (junho)

2001 – Visita ao Timor-Leste do presidente Fernando Henrique Cardoso (janeiro)

2002 – Estabelecimento de relações diplomáticas (maio)

2002 – Abertura da Embaixada em Díli (maio)

2002 – Visita ao Brasil do presidente Xanana Gusmão (julho-agosto)

2002 – Timor-Leste torna-se o oitavo membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) (julho-agosto)

2004 – Visita ao Brasil do chanceler José Ramos-Horta, para co-presidir a I Reunião da Comissão Mista (fevereiro)

2004 – Decreto presidencial autoriza o envio de 50 professores brasileiros, no âmbito de programa de cooperação executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (novembro)

2005 – Envio a Díli de dois defensores públicos e um juíz, para cooperar na formação judiciária (setembro)

2007 – Visita a Timor-Leste do chanceler Celso Amorim (dezembro)

2008 – Visita ao Brasil do presidente José Ramos-Horta (janeiro)

2008 – Visita ao Timor-Leste do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (julho)

2008 – Primeira missão do Grupo Executivo de Cooperação a Díli (agosto)

2009 – Visita ao Brasil do presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Fernando La Sama (setembro)

2011Visita ao Brasil do primeiro-ministro Xanana Gusmão

2011 – Visita ao Brasil do secretário-geral do Parlamento Nacional do Timor-Leste (outubro)

2013 – Encontro entre o ministro Antonio de Aguiar Patriota e seu homólogo José Guterres, em Viena, à margem do V Fórum da Aliança de Civilizações (fevereiro)

2013 – Criação da Adidância de Defesa do Brasil para o Timor-Leste, cumulativa, com residência em Tóquio, Japão (outubro)

2014 – Visita dos diretores-gerais do Ministério de Agricultura e Pesca do Timor-Leste ao Paraná, com foco em agricultura de conservação (plantio direto), com apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) (abril)

2015 – Visita ao Brasil do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do Timor-Leste, Constâncio da Conceição Pinto, para participar da cerimônia de posse da presidente da República (janeiro)

2015Visita ao Timor-Leste do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira (julho)

2016 – Encontro entre o presidente Michel Temer e o então presidente Taur Matan Ruak, à margem da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

2018 - Vinda ao Brasil do diretor-geral de Água e Saneamento do Timor Leste, Gregório de Araújo, como chefe de delegação ao 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (março)

2018 – Visita ao Timor-Leste do defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz, para monitoramento do projeto de apoio ao setor de justiça timorense.

 

 

Fim do conteúdo da página