Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

União das Comores

comores
 

As relações diplomáticas entre Brasil e Comores foram estabelecidas em março de 2005, por ocasião de Reunião Ministerial Preparatória para a Cúpula América do Sul–Países Árabes (ASPA). A Embaixada brasileira em Dar es Salaam (Tanzânia) é cumulativamente responsável pela representação diplomática do Brasil junto às Comores e a Embaixada das Comores em Washington representa a União das Comores junto ao Brasil. 

O Brasil participou da Conferência Internacional de Doadores das Comores, realizada em 2005. Quando da apresentação das cartas credenciais do embaixador brasileiro junto ao Governo das Comores, em 2011, foi assinado Acordo Básico de Cooperação Técnica.

À margem da II Cúpula América do Sul–África (ASA), realizada na Venezuela em 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o presidente Ahmed Sambi.

Em agosto de 2016, o vice-presidente da União das Comores, Djaffar Ahmed Said, realizou visita bilateral ao Brasil, no contexto dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O Brasil presta cooperação técnica às Comores na área de agricultura familiar.

 

Cronologia das relações bilaterais

2005 – Estabelecimento de relações diplomáticas, por ocasião de Reunião Ministerial Preparatória para a Cúpula ASPA, em Marraquexe (Marrocos)

2009 – Encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Ahmed Sambi, à margem da II Cúpula ASA, em Isla Margarita (Venezuela)

2010 – A Embaixada do Brasil em Dar es Salam (Tanzânia) passa a ser cumulativamente responsável pelo relacionamento do Brasil com as Comores, substituindo a Embaixada do Brasil em Pretória (África do Sul) nessa função

2011 – Assinatura de Acordo Básico de Cooperação

2013 – Realização da primeira missão comercial brasileira nas Comores, com a participação da Petrobrás, da Brasil Foods, da Green Best Solutions e da Brazafric.

2016 – O vice-presidente das Comores, Moustadroine Abdou, realiza visita oficial a Brasília (agosto)

2017 – Assinatura de Memorando de Entendimento sobre cooperação no treinamento de diplomatas.

2018 – Lançamento do projeto de cooperação para aperfeiçoamento da capacidade agrícola nas Comores, desenvolvido pelo Fundo IBAS, que compreende o Brasil, a Índia e a África do Sul.

Fim do conteúdo da página