Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A República Dominicana é a segunda maior economia do Caribe, é membro da Associação dos Estados do Caribe e do Sistema da Integração Centro-Americana (SICA). A República Dominicana exerce atualmente a Presidência Pro Tempore da CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Desde 2002, uma série de visitas de alto nível tem refletido o adensamento do relacionamento entre o Brasil e a República Dominicana. O então presidente Leonel Fernández visitou o Brasil em quatro oportunidades: (i) em junho de 2004 (participação na Cúpula do Grupo do Rio, ainda como presidente eleito); (ii) em junho de 2007; (iii) em dezembro de 2008 (I Cúpula da América Latina e do Caribe-CALC); e (iv) em abril de 2011. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu à posse de Fernández, em 2004.

O atual presidente dominicano, Danilo Medina, visitou o Brasil em 9 de julho de 2012. O presidente Medina estabeleceu, desde a fase inicial de sua presidência, relação muito próxima com o Brasil, considerado como referência para a formulação de políticas de inclusão social, o que incrementa a amplitude de posições receptivas para a imagem brasileira.

Aspecto relevante da relação bilateral é o Programa de Cooperação Técnica, em áreas tão diversas como meio ambiente, saúde, segurança, capacitação profissional, políticas públicas e educação. Durante a visita do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a São Domingos, em junho de 2015, foram elaborados novos projetos nas áreas de desenvolvimento agrícola, direitos humanos, educação, planejamento, previdência social e saúde. No âmbito da cooperação em cultura, o Centro Cultural Brasil-República Dominicana, criado em 2009, já formou cerca de 600 alunos em cursos de português.

A cooperação educacional entre os dois países tem larga tradição: já no início dos anos 60, o primeiro grupo de estudantes universitários dominicanos viajou para o Brasil, dando início a um programa de intercâmbio no marco do Convênio Cultural Brasil-República Dominicana, de 1942. Durante a visita do ministro Mauro Vieira a São Domingos, em junho de 2015, foi lançado o Selo Postal Comemorativo do Cinquentenário da "Cooperação Universitária Dominico-Brasileira". Atualmente, a cooperação educacional com a República Dominicana se realiza no âmbito dos Programas Estudantes–Convênio de Graduação e de Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG).

O setor de turismo também merece destaque no relacionamento: o Brasil foi o segundo maior emissor sul-americano de turistas para a República Dominicana em 2014. A corrente de comércio Brasil-República Dominicana é da ordem de US$ 550 milhões, tendo crescido 75% nos últimos quinze anos.


Cronologia das relações bilaterais

1911 – Criação do Consulado do Brasil na República Dominicana, com sede em São Domingos

1943 – Criação da Embaixada brasileira na República Dominicana

1955 – Na condição de presidente eleito, Juscelino Kubitschek visita São Domingos, em viagem a caminho dos EUA

2002 – O presidente Fernando Henrique Cardoso visita a República Dominicana, por ocasião da Cúpula Ibero-Americana

2002 – O presidente Lula visita a República Dominicana, para participar da Cerimônia de Posse Presidencial

2004 – Na condição de presidente Eleito, Leonel Fernández (2004-2012) visita o Brasil

2007 – O presidente Leonel Fernández (2004-2012) realiza périplo de mais de uma semana por cidades brasileiras

2011 – O presidente Leonel Fernández (2004-2012) visita o Brasil, para participar do Foro Econômico Mundial para a América Latina, no Rio de Janeiro

2011 – Danilo Medina, em campanha para a Presidência, visita o Brasil

2012 – Danilo Medina visita o Brasil na condição de presidente-eleito e é recebido pela presidenta Dilma Rousseff

2012O ministro Antonio de Aguiar Patriota participa da cerimônia de posse do presidente da República Dominicana, Danilo Medina (16 de agosto)

2012Visita ao Brasil do ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, Carlos Morales Troncoso (20 de dezembro)

2015 – Visita do ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, à República Dominicana (junho)

 
 
Fim do conteúdo da página