Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Brasil e Dominica estabeleceram relações diplomáticas em 9 de abril de 1986. Com a visita do primeiro-ministro Roosevelt Skerrit ao Brasil, por ocasião da Cúpula Brasil-CARICOM, as relações bilaterais foram impulsionadas, com ênfase em diálogo político e cooperação técnica.

Em novembro de 2013, o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) realizou visita ao país, acompanhado de representantes da EMBRAPA e da Agência Nacional de Águas (ANA). Em julho de 2014, foi assinado Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da Comunidade da Dominica.

No âmbito da iniciativa "Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos em Países Caribenhos", foi realizado, em outubro de 2014, curso de capacitação de técnicos caribenhos na conservação de água e solo, bem como na governança e gestão de recursos hídricos. Realizou-se, em Dominica, entre março e maio de 2015, curso em hidrometeorologia, com ênfase no monitoramento de águas superficiais.

No contexto dos graves prejuízos em razão da passagem pelo país da tempestade tropical "Erika", em agosto de 2015, o governo brasileiro doou medicamentos e material para atendimento emergencial aos afetados por aquela tempestade.

Cronologia das relações bilaterais

2008 – O ministro das Relações Exteriores de Dominica participa da Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC) na Costa do Sauipe - BA

2009 – Criação da Embaixada do Brasil em Roseau, capital de Dominica. Até então, os interesses brasileiros naquele país eram representados pela Embaixada brasileira em Trinidad e Tobago

2010 – O primeiro-ministro de Dominica representa seu país à I Cúpula Brasil-CARICOM, em Brasília

2015 – Visita ao Brasil da embaixadora não-residente de Dominica, Jennifer Aird

 
 
Fim do conteúdo da página