Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tradicionalmente, as relações entre Brasil e Bahamas têm-se caracterizado pelo diálogo cordial e pela aproximação em matéria de comércio e investimentos. A abertura da Embaixada do Brasil em Nassau, em 2005, e a intensificação das relações do Brasil com a Comunidade do Caribe (CARICOM) trouxeram novas perspectivas para o diálogo político e para a cooperação técnica, educacional e cultural com Bahamas.

Entre 2008 e 2015, o intercâmbio comercial brasileiro com Bahamas cresceu 8,9 vezes, com um aumento de 15 vezes nas exportações brasileiras. O valor das trocas comerciais entre os dois países passou de US$ 60 milhões, em 2008, para US$ 595,3 milhões em 2015. As exportações brasileiras para as Bahamas são compostas, em sua maior parte, por produtos básicos, com destaque para o petróleo bruto. Já as importações compreendem, basicamente, produtos manufaturados, com destaque para cobre.

Em função do crescente fluxo de turistas da América do Sul, em especial do Brasil, com destino às Bahamas, o Ministério do Turismo das Bahamas e a administradora do Aeroporto de Nassau passaram a examinar, juntamente com algumas empresas aéreas, a possibilidade de serem criados voos diretos entre o Brasil e as Bahamas.

No campo da cooperação técnica, as Bahamas demonstraram interesse em receber cooperação em capacitação agrícola e em energias renováveis.


Cronologia das relações bilaterais

1978 – A representação dos interesses brasileiros junto às Bahamas está a cargo da Embaixada do Brasil na Jamaica

2005 – Criação da Embaixada brasileira nas Bahamas

2008 – O primeiro-ministro das Bahamas representa seu país na Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC), na Costa do Sauipe, BA

2010 – O ministro das Relações Exteriores e vice-primeiro ministro das Bahamas representa seu país na I Cúpula Brasil-CARICOM, realizada em Brasília

2012 – O ministro das Relações Exteriores das Bahamas chefia a delegação de seu país à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)

2012 – O ministro dos Serviços Financeiros das Bahamas, acompanhado por delegação de empresários bahamenses, realiza visita ao Brasil

2013 – O ministro para a Grande Bahama (uma das ilhas daquele arquipélago) chefia delegação empresarial e de autoridades do setor portuário a São Paulo, onde participa da Feira "Intermodal South America"

2013 – O ministro dos Serviços Financeiros das Bahamas participa do "Brazil Investment Summit", em São Paulo

 
 
Fim do conteúdo da página