Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
ilhas-salomao


As Ilhas Salomão emanciparam-se politicamente em 1978, quase um século depois de terem-se tornado um protetorado inglês. Após a independência, o arquipélago tornou-se uma monarquia parlamentarista e membro da Commonwealth. Seu chefe de estado é a Rainha do Reino Unido e a chefia de governo é exercida por Primeiro-Ministro.

O Brasil iniciou relações diplomáticas com as Ilhas Salomão em 2 de agosto de 2005. As Ilhas Salomão têm muito interesse em cooperação esportiva com o Brasil e cooperação técnica em matéria de café, cacau, florestas, cana-de-açúcar e etanol. Em junho de 2012 o Primeiro-Ministro Gordon Darcy Lilo foi o primeiro chefe de governo das Ilhas Salomão a realizar visita ao Brasil, ao chefiar a delegação de seu país na Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro.

O intercâmbio comercial entre o Brasil e as Ilhas Salomão é muito pequeno e apenas em um sentido, uma vez que as exportações brasileiras respondem por todas as trocas comerciais dos últimos anos. Não há informações precisas sobre o número de brasileiros residentes nas Ilhas Salomão.

 
 
Fim do conteúdo da página