Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
quirguiz


As relações diplomáticas entre o Brasil e a República Quirguiz foram estabelecidas em 1993 – tendo sido o Brasil um dos primeiros Estados a reconhecer a independência do país, ocorrida em 1991.

Em 2012, o Vice-Primeiro-Ministro da República Quirguiz, Djoomart Otorbaev, visitou o Brasil por ocasião da Rio+20. Em encontro bilateral com autoridades brasileiras às margens da Conferência, identificou-se potencial de cooperação no setor hidrelétrico, inclusive com possibilidade de que empresas brasileiras realizarem investimentos no país. Há ainda interesse, também, na cooperação bilateral em e agricultura e em turismo.

Em 2010, o Governo brasileiro doou US$ 300 mil à República Quirguiz, em resposta ao apelo por assistência humanitária feito por Governo quirguiz após os conflitos étnicos em Osh e Jalalabad. Em 2013, o Brasil doou US$ 50 mil ao Governo Quirguiz por meio do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para apoiar atividades em favor de refugiados, deslocados internos e pessoas em situação de vulnerabilidade no país.


Cronologia das relações bilaterais

1993 – Reconhecimento da independência da República Quirguiz

2012 – Visita do Vice-Primeiro-Ministro da República Quirguiz

 
 
Fim do conteúdo da página