Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
romenia
 

Brasil e Romênia estabeleceram relações diplomáticas em 1928 – e, nesse mesmo ano, a Romênia inaugurou sua representação no Rio de Janeiro (sua primeira na América Latina). O Brasil abriu representação em Bucareste em 1929, que viria a ser fechada em 1939 e reaberta em 1961. 

Embora o relacionamento político tenha sido distante durante a vigência do comunismo na Romênia, a política externa pragmática e ecumênica do Presidente Geisel propiciou a visita ao Brasil do então Presidente e Secretário-Geral do Partido Comunista romeno, Nicolae Ceausescu (1975). Mais recentemente, dois Chefes de Estado romenos fizeram visitas oficiais ao Brasil: Ion Iliescu (1992) e Emil Constantinecu (2000). Realizaram viagens ao Brasil também os Primeiros-Ministros Petre Roman (1991) e Nicolae Vacaroiu (1994). A Romênia recebeu a visita do Vice-Presidente José Alencar (2004) e do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim (2010).

A cooperação cultural e educacional é vertente importante do relacionamento bilateral. A Embaixada do Brasil em Bucareste tem contribuído para divulgar a cultura brasileira por meio de apoio a festivais de filmes brasileiros e latino-americanos, concertos de música erudita e popular e apresentações de capoeira, dentre outras iniciativas. Foi criado Centro de Estudos Brasileiros na Universidade Babes-Bolyai de Cluj – a "Casa do Brasil" –, que organiza cursos de português e dispõe de biblioteca própria. A Embaixada do Brasil também oferece cursos gratuitos de português.


Cronologia das relações bilaterais

1928 – Criação, no Brasil, da primeira Legação da Romênia na América Latina

1929 – Abertura de Legação do Brasil em Bucareste

1942 – Ruptura das relações diplomáticas, no contexto da 2ª Guerra Mundial

1961 – Restabelecimento das relações diplomáticas; reabertura de Legação do Brasil em Bucareste

1974 – Elevação das Legações de ambos os países à categoria de Embaixadas

1975 – Visita ao Brasil do Secretário–Geral do Partido Comunista Romeno e Presidente da Romênia, Nicolae Ceausescu

1991 – Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Petre Roman

1992 – Participação do Presidente da Romênia, Ion Iliescu, na Conferência Rio-92

1994 – Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Nicolae Vacaroiu

1999 – Abertura, em Bucareste, da Fundação Cultural Brasil– Romênia e da Biblioteca "Antonio Olinto"

2000 – Visita ao Brasil do Presidente Emil Constantinescu

2003 – Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Adrian Nastase

2004 – Viagem à Romênia do Vice-Presidente da República, José Alencar

2010 – Visita Viagem do Chanceler Celso Amorim a Bucareste, a primeira de um Chanceler brasileiro à Romênia em mais de 80 anos de relações diplomáticas

2013 – Encontro entre os Chanceler Antonio de Aguiar Patriota e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Titus Corlatean à margem da Cúpula União Europeia-CELAC, realizada em Santiago do Chile (janeiro)

 
 
Fim do conteúdo da página