Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
niger
 

Brasil e Níger estabeleceram relações diplomáticas em 1986. A recente aproximação dos dois países pode ser demonstrada pelas visitas ao Brasil do Presidente Mahmadou Issofou para participar da Conferência Rio+20 (2012) e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Bazoum (2013) – ocasião em que foi assinado o primeiro acordo bilateral, estabelecendo mecanismo de consultas políticas.

Iniciativas de cooperação na área agrícola são um tema central na agenda entre os dois países. O Brasil tem interesse em cooperar com o Níger, país afetado frequentemente por secas, com vistas a melhorar sua produtividade no campo. O Níger tem interesse em cooperação para a formação de seu pessoal militar e na aquisição de produtos de defesa.

 

Cronologia das relações bilaterais

1986 – Estabelecimento de relações diplomáticas

2010 – Visita ao Brasil da Ministra nigerina da População, de Promoção da Mulher e da Proteção das Crianças, Sanady Techimaden Hadattan

2012 – Participação do Presidente Mahmadou Issoufou na Conferência Rio+20

2013 – Encontro entre o Chanceler Antonio de Aguiar Patriota e o Ministro dos Negócios Estrangeiros nigerino, Mohamed Bazoum, durante o "Oslo Forum" (junho)

2013 - Visita do Chanceler Bazoum a Brasília (21 de agosto)

2013 – Participação da Ministra da Educação nigerina, Mariama Ehaj Ibrahim, e do Ministro da Agricultura, Solomon Owens, no Fórum Global de Nutrição Infantil "Alimentação Escolar como um Investimento Nacional – Como Alcançar", realizado no Brasil.

 
 
Fim do conteúdo da página