Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República do Níger

niger

Brasil e Níger estabeleceram relações diplomáticas em 24 de outubro de 1975. As relações bilaterais ganharam maior concretude após as visitas ao Brasil do Presidente Mahmadou Issofou, para participar da Conferência Rio+20 (2012), e do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Níger, Mohamed Bazoum (2013), durante a qual foi assinado o primeiro acordo bilateral, estabelecendo mecanismo de consultas políticas.

A Embaixada do Brasil em Cotonou (Benim) é responsável, cumulativamente, pela representação diplomática junto ao Governo nigerino. Por sua vez, a Embaixada nigerina em Washington, Estados Unidos, é responsável, cumulativamente, pela representação diplomática do Níger junto ao Governo brasileiro. 

Cronologia das relações bilaterais

1975 – Estabelecimento de relações diplomáticas em 24 de outubro

2010 – Visita ao Brasil da Ministra nigerina da População, de Promoção da Mulher e da Proteção das Crianças, Sanady Techimaden Hadattan (dezembro)

2012 – Visita ao Brasil do Presidente Mahmadou Issoufou, por ocasião da Conferência Rio+20 (junho)

2013 – Encontro entre o Ministro das Relações Exteriores Antonio de Aguiar Patriota e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Níger, Mohamed Bazoum, durante o evento "Oslo Fórum" (junho); visita ao Brasil da Ministra da Educação nigerina, Mariama Ehaj Ibrahim, e do Ministro da Agricultura, Solomon Owens, por ocasião do Fórum Global de Nutrição Infantil "Alimentação Escolar como um Investimento Nacional – Como Alcançar" (maio); Visita do Ministro Bazoum a Brasília (21 de agosto)

Fim do conteúdo da página