Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

vaticano-santa-se

Por força de abrigar a maior população católica do mundo, o Brasil sempre manteve relações próximas com a Santa Sé. Considerando que o primeiro enviado à corte papal chegou a Roma em 1826, a Embaixada junto à Santa sé está seguramente entre as mais antigas representações brasileiras no exterior.

Mais recentemente, o diálogo entre o Brasil e a Santa Sé tem se concentrado em temas como o combate à fome e à miséria, a promoção dos Direitos Humanos, ajuda ao desenvolvimento, temas ambientais, paz e segurança internacionais, desarmamento, refugiados e migrantes. Em muitos desses temas, há uma significativa convergência entre as posições defendidas pelo Brasil e pelo Vaticano.

Em 2008, foi assinado Acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, que consolida regras para a atuação da Igreja no país. O objetivo principal do Acordo é conferir às relações do Brasil com a Santa Sé segurança jurídica reforçada, sempre de acordo com o princípio de laicidade do Estado. O acordo está em vigor desde 2010.

O Brasil já recebeu cinco visitas papais: três de João Paulo II (1980, 1991 e 1997), uma de Bento XVI (2007) e, em julho de 2013, a primeira viagem fora da Itália do Papa Francisco, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Os Presidentes brasileiros têm visitado o Vaticano com regularidade. Nos últimos 20 anos, o Presidente Fernando Henrique Cardoso o fez três vezes (1997, 1999 e 2002); o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, duas (2005 e 2008); e a Presidenta Dilma Rousseff compareceu à missa inaugural do pontificado de Francisco, em março de 2013, e ao Consistório de criação de novos cardeais, em 2014.

 

Cronologia das relações bilaterais

1824 – A primeira Constituição brasileira formaliza o regime do Padroado, segundo o qual o catolicismo torna-se a religião oficial do Império

1826 – Mons. Francisco Corrêa Vidigal, Plenipotenciário enviado por Dom Pedro I, apresenta cartas credenciais ao Papa Leão XII

1862 – Acordo sobre Missões Apostólicas entre os Indígenas, por troca de notas de 28 de outubro

1872-1875 – A “Questão religiosa”, envolvendo o poder de nomear bispos, abala o relacionamento entre a Igreja e o Império

1891 – A primeira Constituição republicana estabelece a separação entre Estado e Igreja e a liberdade religiosa

1919 – A representação brasileira junto à Santa Sé é elevada ao nível de Embaixada

1934 – Primeira visita de um Secretário de Estado Vaticano ao país, Cardeal Eugenio Pacelli, futuro Papa Pio XII

1980 – João Paulo II é o primeiro Papa a visitar o Brasil

1985 – Presidente eleito Tancredo Neves visita o Papa João Paulo II

1986 – Visita do Presidente José Sarney ao Papa João Paulo II

1990 – Visita do Presidente Fernando Collor ao Papa João Paulo II

1991 – Segunda viagem de João Paulo II ao Brasil

1997 – O Presidente Fernando Henrique Cardoso realiza a primeira Visita de Estado de Presidente brasileiro à Santa Sé

1997 – Terceira viagem de João Paulo II ao Brasil, no contexto do II Encontro Mundial com as Famílias, no Rio de Janeiro

2005 – Primeira visita do Presidente Inácio Lula da Silva ao Vaticano, para participar do funeral do Papa João Paulo II

2007 – O Papa Bento XVI visita o Brasil e abre os trabalhos da V Reunião da Conferência Episcopal Latino Americana

2008 – Segunda visita do Presidente Inácio Lula da Silva ao Vaticano. Assinatura do Acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil (novembro)

2013 – Primeira visita da Presidenta Dilma Rousseff ao Vaticano, para participar da Missa Inaugural do Papa Francisco I (março)

2013 – Primeira visita do Papa Francisco I ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (julho)

2014 – Presidenta Dilma Rousseff assiste, no Vaticano, ao Consistório de criação de novos cardeais, incluindo o brasileiro Dom Orani Tempesta (fevereiro)

2014 – Visita do Vice-Presidente Michel Temer e do Presidente do Congresso Renan Calheiros a Roma para assistir à missa de canonização do Padre José de Anchieta, presidida pelo Papa Francisco (abril)

 
 
Fim do conteúdo da página