Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

monaco

Brasil e Mônaco estabeleceram relações diplomáticas em 2010. A Embaixada brasileira em Paris (França) é cumulativamente responsável por representar ao Brasil junto ao Governo monegasco.

Há oportunidades para cooperação bilateral nos domínios político, econômico, cultural, humanitário, ambiental e judiciário. O diálogo sobre cooperação técnica e sobre temas ambientais é importante vertente do relacionamento bilateral.

Mônaco desempenha papel internacional relevante na discussão de temas ambientais. O Príncipe Alberto II dedica-se a temas relacionados ao ambiente marinho e aos oceanos e foi o primeiro Chefe de Estado ou de Governo a confirmar presença na Conferência Rio+20.

Mônaco é, desde 1993, membro pleno das Nações Unidas. O Brasil recebeu o apoio monegasco a várias candidaturas brasileiras em organismos internacionais, dentre os quais para a Corte Internacional de Justiça, para o Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres e para a Direção-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).


Cronologia das relações bilaterais 

1911 – Principado de Mônaco se torna monarquia constitucional. Estabelecimento de relações consulares

1993 – Mônaco ingressa como membro pleno na Organização das Nações Unidas

2010 – Brasil e Mônaco estabelecem relações diplomáticas. A Embaixada do Brasil em Paris (França) passa a ser cumulativamente responsável pelas relações bilaterais com o Principado

2011 – Visita do Príncipe Alberto II ao Brasil para participar da abertura de exposição sobre a Princesa Grace Kelly

2012 – Participação do Príncipe Alberto II na Conferência Rio+20

 
 
Fim do conteúdo da página