Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

mocambique

O Brasil reconheceu a independência de Moçambique em 1975, no mesmo dia de sua proclamação. Nesse mesmo ano foram estabelecidas as relações diplomáticas entre os dois países. A Embaixada do Brasil em Maputo foi criada em 1976 a Embaixada de Moçambique em Brasília foi inaugurada em 1998.

A cooperação técnica é o eixo do relacionamento do Brasil com Moçambique, havendo parcerias em áreas como saúde, agricultura, educação e formação profissional. Alguns dos projetos de cooperação bilateral com Moçambique estão dentre os de maior vulto já realizados pelo Brasil.

O intercâmbio comercial mostra forte tendência de crescimento, tendo quadruplicado no período de 2008 a 2012. A atuação de empresas brasileiras no país é diversificada – abrangendo setores como energia, mineração e infraestrutura –, tende a crescer e contribui para o desenvolvimento de Moçambique.


Cronologia das relações bilaterais

1975 – Estabelecimento de relações diplomáticas

1976 – Abertura da Embaixada do Brasil em Maputo

1998 – Abertura da Embaixada de Moçambique no Brasil

2000 – Visita do Presidente Fernando Henrique Cardoso a Maputo, por ocasião da III Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

2001 – Visita do Presidente Joaquim Chissano a Brasília

2002 – Visita do Presidente Joaquim Chissano a Brasília, por ocasião da IV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

2003 – Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Maputo

2004 – Visita do Presidente Joaquim Chissano a Brasília, quando foi assinado acordo para o perdão de 95% da dívida pública de Moçambique com o Brasil, no valor de US$ 280 milhões

2005 – Realização da III Sessão da Comissão Mista Brasil-Moçambique

2007 – Visita do Presidente Armando Guebuza ao Brasil, na condição de convidado de honra nas comemorações do Dia da Independência

2007 – Realização da IV Sessão da Comissão Mista Brasil-Moçambique

2008 – Inauguração da sede provisória do Escritório da FIOCRUZ-África

2009Visita do Presidente Armando Guebuza ao Brasil

2010Realização da V Sessão da Comissão Mista Brasil-Moçambique

2010Inauguração da fase inicial de operações da Fábrica de Antirretrovirais e lançamento oficial dos três primeiros polos da Universidade Aberta do Brasil em Moçambique

2011Visita da Presidenta Dilma Rousseff a Maputo

2011 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Balói

2012Visita do Primeiro-Ministro Aires Ali ao Brasil

2012Visita do Vice-Presidente Michel Temer a Maputo, por ocasião da IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

2012 – Visita do Presidente Armando Guebuza ao Brasil, por ocasião da Conferência Rio+20

2015 – O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, visitou Maputo, ocasião em que foi recebido pelo Presidente Filipe Nyusi, e manteve encontros de trabalho com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, e outras autoridades (30 de março).

2015Assinatura do Acordo Brasil-Moçambique de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) – Maputo (30 de março)

2016Encontros do ministro José Serra com os chanceleres de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique e com o secretário-executivo da CPLP

 
 
Fim do conteúdo da página