Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Reino da Suécia

suecia

A Suécia está situada na península da Escandinávia, no norte da Europa e é banhada pelo Mar do Norte e pelo Mar Báltico. Faz fronteira, ao oeste, com a Noruega e, a nordeste, com a Finlândia. A Dinamarca está situada ao sudoeste, do outro lado dos estreitos de Öresund, Categate e Escagerraque. Desde 2000, há ponte em Öresund ligando Malmö, na Suécia, a Copenhague, na Dinamarca.

Com 450 mil km² de área, a Suécia é o terceiro país em território da União Europeia. No entanto, com apenas 10,2 milhões de habitantes, o país possui baixa densidade geográfica (cerca de 22 habitantes por quilômetro). A população está concentrada ao sul do território, onde as temperaturas são mais amenas. A capital é Estocolmo, maior cidade do país. O idioma oficial é o sueco.

A relação de amizade entre o Brasil e a Suécia tem raízes nos laços entre a Família Real brasileira e a sueca (Dona Amélia de Leuchtenberg, segunda esposa de D. Pedro I, era irmã da Rainha Josefina consorte do Rei Oscar I da Suécia) e no estabelecimento de colônia sueca no Brasil, no final do século XIX.

As relações diplomáticas Brasil-Suécia foram estabelecidas em 1826. Os primeiros contingentes de imigrantes suecos chegaram ao Brasil em 1890. Em 1909, foi criada a primeira linha de transporte marítimo regular entre os dois países. Os investimentos no Brasil começaram com a pioneira Ericsson em 1924. Aumentaram e diversificaram-se a partir de 1946, concentrando-se em São Paulo, onde em 1953 foi estabelecida a Câmara de Comércio Sueco-Brasileira.

Em 1984 o relacionamento bilateral elevou-se de patamar com a Visita de Estado do Rei Carlos XVI Gustavo e Rainha Sílvia ao Brasil. Foi assinado Acordo sobre Cooperação Econômica, Industrial e Tecnológica e criada a Comissão Mista Bilateral.

Desde então há fluxo regular de visitas e contatos entre autoridades dos dois países. A presença de cerca de 220 empresas suecas no Brasil, o volume do comércio bilateral e dos investimentos suecos no país e o fluxo de turistas suecos conferem grande vitalidade às relações Brasil-Suécia.

Nos últimos anos, observou-se o estabelecimento da Parceria Estratégica entre Brasil e Suécia, com a realização de visitas frequentes de ministros e outras altas autoridades, a intensificação dos contatos bilaterais de alto nível à margem de eventos multilaterais e a criação ou retomada de diversos mecanismos de cooperação bilateral. A Parceria entre os dois países ganhou visibilidade sem precedentes após o início da parceria bilateral no projeto Gripen NG, em 2014.

A visita oficial da então presidente Dilma Rousseff, em outubro de 2015, bem como a visita de estado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro de 2007, e sua viagem a Estocolmo para participar da Cúpula Brasil-União Europeia, em outubro de 2009, renovaram o interesse mútuo no aprofundamento do diálogo político e da cooperação econômica.

Também contribuíram para adensar as relações bilaterais a visita ao Brasil do então primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt, em maio de 2011, e a viagem do primeiro-ministro Stefan Löfven para participar, em janeiro de 2015, da cerimônia de posse presidencial. Finalmente, o rei Carl XVI Gustav e a rainha Silvia, realizaram visita oficial ao Brasil em abril de 2017, no contexto da realização do "Global Child Forum" e de reunião do Conselho de Líderes Empresariais Brasil-Suécia, em São Paulo. Na ocasião, os monarcas suecos se avistaram com o presidente Michel Temer e a primeira-dama e foram homenageados em banquete em Brasília.

Outras visitas de alto nível contribuiriam para o estreitamento dos laços entre os dois países. Em agosto de 2012, atendendo a convite do então vice-primeiro-ministro Jan Björklund, o então vice-presidente Michel Temer realizou visita oficial à Suécia, acompanhado dos ministros dos Esportes e de Assuntos Estratégicos, assim como do presidente da Câmara de Deputados. Em fins de agosto de 2012, realizou-se a visita do então chanceler Antonio Patriota, a primeira do gênero desde 1992. Em abril de 2014, o então ministro da Defesa Celso Amorim visitou a Suécia, acompanhado de grande comitiva, que incluiu o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o comandante da Aeronáutica e outras autoridades militares. Em 2015, o então ministro da Defesa Aldo Rebelo também visitou a Suécia. Por fim, em junho de 2017, realizou-se visita do então ministro da defesa Raul Jungmann.

Em setembro de 2019, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhado de comitiva, em visita não oficial, participou da cerimônia de entrega da primeira das 36 unidades do caça Gripen à Força Aérea Brasileira. O evento teve lugar na cidade de Linköping e contou com comparecimento de altas autoridades suecas, como o Ministro da Defesa, Peter Hultqvist; o então presidente da empresa SAAB, Håkan Buskhe; além de autoridades da Chancelaria local. A programação contou, ainda, com voo de exibição da aeronave. A transferência física da unidade está prevista para outubro de 2020.

Cronologia das relações bilaterais

1826 - Estabelecimento de relações diplomáticas entre o Império do Brasil e o Reino da Suécia.

1876 - D. Pedro II visita a Suécia.

1953 - Inauguração da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira, em São Paulo (SP).

1984 - Visita de Estado do Rei Carlos XVI Gustavo e Rainha Sílvia ao Brasil.

1995 - Brasil e Suécia integram o Grupo dos 16 para promover a reforma da ONU.

1998 - Brasil e Suécia integram a Coalizão da Nova Agenda para o Desarmamento (NAC).

1998 - Missão Real Tecnológica ("Royal Technology Mission") chefiada pelo Rei Carlos XVI Gustavo ao Brasil.

2002 - Presidente Fernando Henrique Cardoso participa de reunião sobre a Governança Progressista, em Estocolmo, a convite do PM Göran Persson.

2003 - PM Göran Persson comparece à cerimônia de posse do Presidente Lula.

2006 - II Reunião de Consultas Políticas Brasil-Suécia, em Brasília; Inauguração do Escritório do Conselho de Exportações da Suécia em São Paulo, na presença da Princesa Herdeira Victoria.

2007 - Visita de Estado à Suécia do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

2008 - Visita ao Brasil do Presidente do Parlamento sueco, Per Westerberg;

2008 - Visita ao Brasil da Rainha Sílvia, para participar da III Conferência Internacional sobre o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Rio de Janeiro).

2009 - Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Estocolmo, por ocasião da Cúpula Brasil-UE

2010 - Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Carl Bildt; Visita ao Brasil do Casal Real da Suécia

2011 - Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt

2011 - Visita ao Brasil da Rainha Sílvia para Conferência no Congresso Nacional sobre o direito das crianças, patrocinada pela ONU

2012 - Visita ao Brasil do Presidente do Parlamento sueco, Per Westerberg

2012 - Participação do Rei da Suécia e do Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt na conferência Rio+20

2012 - Visita à Suécia do Vice-Presidente Michel Temer

2012 - Visita à Suécia do Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia

2012 - Visita à Suécia do Chanceler Antonio Patriota

2012 - Visita ao Brasil da Ministra da Defesa, Karin Enström

2013 - Visita à Suécia de missão parlamentar liderada pelo Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, Ricardo Ferraço, e pelo Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara de Deputados, Nelson Pellegrino.

2013 - Missão do Rei Carlos XVI Gustavo e da Real Academia de Engenharia (São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro)

2014 - Visita à Suécia do Ministro da Defesa Celso Amorim, acompanhado do Ministro-Chefe do GSI, do Comandante da Aeronáutica e de outras autoridades.

2014 - Assinatura do contrato comercial entre a SAAB e o Comando da Aeronáutica para a aquisição e desenvolvimento conjunto de 36 aeronaves de combate Gripen NG, no âmbito do projeto FX-2.

2015 - Visita ao Brasil do Ministro de Indústria e Inovação Mikael Damberg, acompanhado de comitiva empresarial.

2015 - Abertura da Adidância de Defesa do Brasil na Suécia.

2015 - Visita à Suécia do Presidente do TSE, José Antonio Dias Toffoli, e do Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, Aloysio Nunes Ferreira, por ocasião do 20º aniversário do Instituto para a Democracia e Cooperação Eleitoral (IDEA).

2015 - Visita à Suécia da Presidenta Dilma Rousseff

2017 - Visita ao Brasil do rei e da rainha da Suécia

2017 - Visita à Suécia do ministro da defesa, Raul Jungmann

2019 – Visita do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, a Linköping, para a cerimônia de entrega à Força Aérea Brasileira da primeira unidade dos 36 caças Gripen e reunião com o ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist

2019 – Realização, em Estocolmo, da II Semana da Inovação Brasil-Suécia

Fim do conteúdo da página