Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
tailandia

 

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Tailândia foram estabelecidas em 1959. O relacionamento é considerado particularmente promissor nas áreas de comércio e investimentos, energia (com destaque para biocombustíveis); ciência, tecnologia e inovação, pesquisa agrícola, saúde e turismo. Em 2013, a Tailândia manteve-se como o principal parceiro comercial do Brasil dentre os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), posição que ocupa desde 2009. O Brasil é o principal parceiro comercial da Tailândia na América Latina.

O então Ministro dos Negócios Estrangeiros da Tailândia e Vice-Primeiro-Ministro, Surapong Tovichakchaikul, visitou o Brasil em 2012. A Princesa Chulabhorn visitou o Brasil quatro vezes, a mais recente das quais para participar da Conferência Rio+20. Já visitaram o Brasil três Primeiros-Ministros e diversos Ministros tailandeses.

O Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) visitou Bangkok em agosto de 2013, e missão do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA, grupo que congrega empresas e entidades públicas do setor sucroalcooleiro) visitou o país em maio de 2013. Em anos anteriores, visitaram a Tailândia o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende (2010); o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin (2010); e os Chanceleres Luiz Felipe Lampreia (1996) e Celso Amorim (1994).

Estão em vigor acordos de cooperação técnica e científica; cooperação técnica trilateral; cooperação esportiva; cooperação técnica em medidas sanitárias e fitossanitárias; e Plano de Ação de Cooperação Técnica Bilateral e Trilateral 2013-14.

A ampliação do escopo da cooperação técnica para terceiros países cria oportunidades relevantes de atuação conjunta entre as agências de cooperação do Brasil (ABC) e da Tailândia (TICA). Em 2012, o Brasil recebeu duas missões tailandesas de estudos, no âmbito da parceria entre as duas instituições: uma sobre controle da mosca da fruta, em março; e outra sobre produção mecanizada de cana de açúcar para produção de energia alternativa, em julho.

São grandes as oportunidades de cooperação em biocombustíveis, e a Tailândia é o segundo maior exportador de açúcar do mundo, com amplo horizonte para expansão do setor de etanol. Há potencial também para a cooperação na área esportiva, em particular em futebol e Muay Thai (boxe tailandês). O Brasil é o país que tem mais centros de estudo e prática de Muay Thai do mundo – número que cresce aceleradamente –, superando inclusive a Tailândia.

Em 2012, o intercâmbio comercial entre os dois países atingiu US$ 4,6 bilhões. Na pauta de exportações brasileiras, destacam-se soja, ferro e resíduos alimentares e derivados, enquanto as importações se concentram em máquinas, borracha, aparelhos elétricos e veículos.


Cronologia das relações bilaterais

1959 – Estabelecimento de relações diplomáticas

1959 – Abertura da Embaixada do Brasil em Bangkok 

1964 – Abertura da Embaixada da Tailândia no Brasil

1967 – Visita oficial à Tailândia do Presidente-eleito Artur da Costa e Silva

1968 – Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Thanom Kittikachorn (abril)

1984 – Visita ao Brasil do Marechal das Forças Aéreas Siddhi Savetsila, Ministro das Relações Exteriores (setembro)

1986 – Visita ao Brasil do Capitão de Polícia Surat Osathanugrah, Ministro do Comércio (março)

1992 – Visita ao Brasil da Professora Doutora Princesa Chulabhorn, para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio-Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), como Chefe de Delegação (junho)

1993 – Visita ao Brasil do Príncipe Herdeiro Maha Vajiralongkorn (março)

1993 – Visita à Tailândia do Primeiro Vice-Presidente da Confederação Nacional Brasileira de Indústria e de representantes do setor privado (novembro)

1994 – Visita ao Brasil do Líder de Esquadra Prasong Soonsiri, Ministro dos Negócios Estrangeiros (janeiro)

1996 – Visita à Tailândia do Ministro Luiz Felipe Lampreia (abril)

1997 – Visita ao Brasil do Vice-Ministro de Negócios Estrangeiros, Pitak Intrawityanunt (junho)

1998 – Visita ao Brasil do Vice-Ministro de Negócios Estrangeiros, Sukhumbhand Paribatra (maio)

1997 – Visita à Tailândia do Secretário de Assuntos Estratégicos, Embaixador Ronaldo Sardenberg (maio)

1997 – Abertura do Thai Trade Center em São Paulo (junho)

1997 – Visita ao Brasil do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro do Comércio, Supachai Panitchpakdi (novembro)

1999 – Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Chuan Leekpai (maio/junho)

2000 – Nova visita ao Brasil da Professora Doutora Princesa Chulabhorn (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança em São Paulo) (março)

2000 – Visita ao Brasil do Ministro de Transporte e Comunicações, Suthep Thaugsuban (junho)

2001 – Visita ao Brasil do General Surayud Chulanont, Comandante-em-chefe do Exército, para a "Latin America Defentech 2001" (abril)

2003 – Visita ao Brasil do Primeiro Vice Orador da Casa de Representantes, Somsak Prisananuntagul (janeiro)

2003 – Visita ao Brasil do senhor Udon Tantisunthorn e outros 11 senadores do Comitê de Administração Interna do Senado (fevereiro)

2004 – Visita ao Brasil do Presidente da Assembleia Nacional, Uthai Pimchaichon (abril)

2004 – Visita à Tailândia do Secretário-Executivo do Ministério da Comunicação, Dr. Paulo Lustosa, acompanhado de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (maio)

2004 – Visita oficial ao Brasil do Primeiro-Ministro Thaksin Shinawatra (junho)

2004 – Assinatura do Memorando de Entendimento que cria a Comissão Mista, em Brasília (junho)

2004 – Visita à Tailândia de delegação do Ministério da Saúde (julho)

2004 – Visita a Bangkok do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (agosto)

2004 – Visita ao Brasil do Comissário Eleitoral Charupat Ruangsuwan (setembro)

2004 – Visita ao Brasil da "Plataforma de Cana e Açúcar" (novembro)

2004 – Visita ao Brasil do Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Tailândia-Brasil, Arkom Tulardilok (dezembro). Departamento de Promoção Comercial e Investimentos

2005 – Missão Comercial a Bangkok liderada pelo Diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty (maio)

2005 – Visita a Bangkok do Embaixador Luiz Augusto de Araújo Castro, na qualidade de Enviado Especial do Presidente da República (junho)

2006 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Tailândia, Kantathi Suphamongkhon (agosto)

2007 – Visita ao Brasil do General Boonsrang Niumpradit, Comandante Supremo das Forças Armadas (maio)

2007 – Visita a Brasília do Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Tailândia, Sawanit Kongsiri (agosto)

2007 – Visita a Bangkok do Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (outubro)

2008 – Visita ao Brasil do Instituto do Petróleo da Tailândia, com interesse em etanol (março)

2008 – Visita ao Brasil de delegação da Escola Nacional de Defesa da Tailândia (maio)

2008 – Visita ao Brasil da Ministra da Energia da Tailândia, Poonpirom Liptapanlop, com interesse em etanol (junho)

2008 – Visita ao Brasil de delegação chefiada pelo Subsecretário Permanente do Ministério da Energia, Dr. Kurujit Nakornthap, com interesse em biocombustíveis (setembro)

2008 – Visita à Tailândia do Diretor-Executivo da Embrapa, com interesse em intercâmbio em diversas áreas de pesquisa agrícola (setembro)

2008 – Visita à Tailândia do Subsecretário-Geral Político II do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Roberto Jaguaribe, para chefiar a delegação brasileira à Primeira Reunião da Comissão Mista (outubro)

2008 – Visita a Brasília do Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros Sompong Amornvivat, para co-presidir a I Reunião Ministerial Mercosul-ASEAN (novembro)

2009 – Celebração do cinquentenário das relações bilaterais inclui o lançamento de selo postal e a organização de livro, lançado em 2012

2009 – Visita a Bangkok dos Senadores Eduardo Azeredo (Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal), Flexa Ribeiro e Neuto de Conto

2009 – Visita a São Paulo do Vice-Ministro do Comércio, Veerasak Jinarat (agosto)

2009 – Visita ao Brasil do Vice-Ministro das Relações Exteriores Panich Vikitsreth e do Representante de Comércio da Tailândia, Vachara Phanchet, encabeçando missão empresarial (outubro)

2010 – Visita à Tailândia do Ministro da Pesca e Aquicultura (junho)

2010 – Visita ao Brasil do Ministro do Meio Ambiente, Suwit Khunkitti, para chefiar a delegação tailandesa à 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial (julho)

2010 – Nova visita ao Brasil da Professora Doutora Princesa Chulabhorn, para participar de conferências científicas, sem programação oficial (setembro)

2010 – Visita do Ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende (novembro)

2010 – Visita da Subsecretária-Geral Política II do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis (novembro)

2011 – Visita do Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) (março)

2011 – Missão da Agência Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Tailândia (NSTDA) (abril)

2011 – Visita de representantes da Agência Brasileira de Cooperação para tratar de iniciativas na área ambiental (julho)

2012 – Visita a Bangkok da Subsecretária-Geral Política II do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis

(março)

2012 – Nova visita ao Brasil da Professora Doutora Princesa Chulabhorn, por ocasião da Rio+20 (junho)

2012 – Realização da II Reunião da Comissão Mista, em Brasília (junho)

2012 – Visita de delegação do Ministério de Energia da Tailândia a Brasília, Rio de Janeiro e Campinas (junho)

2012 – Visita a Brasília de delegação da Agência de Cooperação Internacional da Tailândia (TICA), chefiada pela Diretora-Geral Adjunta, Suchada Thaibunthao (junho)

2012Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Surapong Tovichakchaikul (agosto)

2012 – Visita ao Brasil do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Tailândia, presidido pelo ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros (2008-2011), Deputado Kasit Piromya (dezembro)

2013 – Realização do Seminário "Thailand's Trade and Investment Opportunities in Brazil", em Bangkok (março)

2013 – Missão a Bangkok do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA) (maio)

2013 – Visita do Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (agosto)

2013 – Criação da Adidância de Defesa do Brasil para a Tailândia, cumulativa, com sede em Jacarta, na Indonésia (outubro)

2013 – Assinatura de Memorando de Entendimento entre a Universidade de Brasília e a UTCC (University of Thai Chamber of Commerce) (novembro)

 
 
Fim do conteúdo da página