Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
timor-leste
 

O Brasil mantém relações diplomáticas com Timor-Leste desde a independência deste país, em 2002. O relacionamento bilateral é marcado por vínculos culturais, decorrentes da herança lusófona comum. Timor-Leste é o único país da Ásia e Oceania a adotar o Português como língua oficial e integra a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O programa de cooperação bilateral prestado pelo Brasil em Timor-Leste é bastante amplo, focando-se em setores fundamentais à construção do Estado timorense, como a consolidação da lusofonia e do sistema romano-germânico no ordenamento jurídico, temas de justiça e segurança e formação de mão-de-obra. Timor-Leste é um dos países mais beneficiados pela cooperação brasileira. Estão em vigor instrumentos bilaterais nas áreas de cooperação técnica, cultural, educacional e de defesa.

O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão visitou o Brasil em 2011, tendo sido o primeiro Chefe de Governo estrangeiro recebido pela Presidenta Dilma Rousseff. Em 2008, o Presidente José Ramos-Horta também visitou o Brasil.

O Brasil também recebeu as visitas da Ministra da Justiça, Lúcia Lobato (2009), do Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Fernando La Sama (2009); e do Presidente da Comissão de Economia, Finanças e Anticorrupção, Manuel Tilman (2009). O Presidente José Ramos-Horta também esteve no Brasil por ocasião da Conferência Rio+20. O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Constâncio da Conceição Pinto, visitou o Brasil para participar da cerimônia de posse da Senhora Presidenta da República, janeiro de 2015.

Do lado brasileiro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Timor-Leste em 2008. Em 2007, o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, visitou Timor-Leste. Em fevereiro de 2013, o Ministro Antonio de Aguiar Patriota encontrou-se como o então Ministro dos Negócios Estrangeiros José Guterres, em Viena, à margem do V Fórum da Aliança de Civilizações. Em 2015, o Ministro Mauro Vieira foi ao Timor-Leste para participar da XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, além de manter encontro bilateral Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Senhor Hernâni Coelho.

Timor-Leste apoia o Brasil como membro permanente em um Conselho de Segurança das Nações Unidas reformado.


Cronologia das relações bilaterais

1999 – O Brasil envia 5 oficiais de ligação, 6 observadores policiais e 19 peritos eleitorais para acompanhar o referendo sobre a independência (agosto)

1999 – O Ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, encontra José Ramos-Horta e o Chanceler da Indonésia, Ali Atalas, à margem da 53ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (setembro)

2000 – Xanana Gusmão solicita o apoio brasileiro na área de educação (março)

2000 – Começa a operar o Escritório de Representação do Brasil em Díli (junho)

2000 – Missão brasileira de cooperação técnica a Díli (julho)

2001 – Presidente Fernando Henrique Cardoso visita Timor-Leste (janeiro)

2002 – Estabelecidas relações diplomáticas entre o Brasil e Timor-Leste, com a restauração da independência do país (maio)

2002 – Abertura da Embaixada em Díli (maio).

2002 – Assinatura do Acordo Básico Brasil-Timor-Leste de Cooperação Educacional

2002 – Assinatura do Acordo Básico Brasil-Timor-Leste de Cooperação Técnica (maio)

2002 – Presidente Xanana Gusmão visita o Brasil, em caráter oficial (julho-agosto)

2002 – Timor-Leste torna-se o oitavo membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) (julho-agosto)

2003 – Memorando de Entendimento entre os Ministérios da Justiça (setembro)

2004 – Chanceler José Ramos-Horta visita o Brasil e co-preside a I Reunião da Comissão Mista (fevereiro)

2004 – Decreto presidencial autoriza o envio de 50 professores brasileiros, no âmbito de programa de cooperação executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (novembro)

2005 – Enviados a Díli dois Defensores Públicos e um Juiz, para cooperar na formação judiciária (setembro)

2007 – Visita do Chanceler Celso Amorim a Díli (dezembro)

2008 – Visita oficial do Presidente José Ramos-Horta ao Brasil (janeiro)

2008 – Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Díli (julho)

2008 – Primeira missão do Grupo Executivo de Cooperação a Díli (agosto)

2009 – Firmado acordo de cessão de terrenos para as Embaixadas do Brasil em Díli e de Timor-Leste em Brasília (julho)

2009 – Visita ao Brasil do Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Fernando La Sama (setembro)

2010 – Visita ao Brasil da Ministra da Solidariedade Social, por ocasião da X Conferência de Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP (fevereiro)

2010 – Visita ao Brasil do Presidente da Comissão da Função Pública de Timor-Leste a Brasília (agosto)

2010 – Visita do Secretário de Defesa, Júlio Tomás Pinto (novembro), para participar, em Brasília, do encontro dos Ministros da Defesa da CPLP. Assinatura do Acordo de Cooperação Militar

2011Visita do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão ao Brasil. Durante a visita, foram firmados atos nas áreas de justiça; inclusão social; formação policial; e educação (março)

2011 – Visita ao Brasil da Comissão de Esporte, Juventude e Trabalho do Parlamento Nacional de Timor-Leste (julho)

2011 – Visita ao Brasil da Comissão de Infraestrutura e Equipamento Social do Parlamento Nacional de-Timor Leste (agosto)

2011 – Visita ao Brasil do Secretário-Geral do Parlamento Nacional de Timor-Leste (outubro)

2012 – Visita a Timor-Leste do Subsecretário-Geral de Cooperação e de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Hadil Vianna, por ocasião da posse do Presidente Taur Matan Ruak (maio)

2012 – Início da transferência do Centro de Formação Profissional de Becora para o Governo de Timor-Leste (junho)

2012 – Visita do Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA) do Brasil, General Nardi, por ocasião da XIV Reunião dos CEMCFA dos países da CPLP, em Díli (agosto)

2013 – Encontro entre o Ministro Antonio de Aguiar Patriota e seu homólogo José Guterres, em Viena, à margem do V Fórum da Aliança de Civilizações (fevereiro)

2013 – Criação da Adidância de Defesa do Brasil para Timor-Leste, cumulativa, com residência em Tóquio, Japão (outubro)

2013 – Visita ao Brasil do Vice-Ministro da Educação Superior e Ciências de Timor-Leste, Marçal Avelino Ximenes (dezembro)

2014 – Brasil envia diplomata para apoiar Timor-Leste nos preparativos para a realização da Cúpula da CPLP, em julho (janeiro)

2014 – Visita dos Diretores-Gerais do Ministério de Agricultura e Pesca de Timor-Leste ao Paraná, com foco em agricultura de conservação (plantio direto), com apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) (abril)

2015 – Visita do Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Senhor Constâncio da Conceição Pinto, para participar da cerimônia de posse da Senhora Presidenta da República (janeiro)

2015Visita ao Timor-Leste do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira (julho)

 

 

 
 
Fim do conteúdo da página