Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
turcomenistao

 

As relações diplomáticas entre Brasil e Turcomenistão foram estabelecidas em 1996. Em 2006, a abertura da Embaixada do Brasil em Astana (Cazaquistão) – que é cumulativamente responsável pelas relações entre Brasil e Turcomenistão – propiciou maior regularidade aos contatos entre autoridades dos dois países. O Representante Permanente do Turcomenistão junto às ONU atua como Embaixador não-residente no Brasil.

A visita do Presidente Gurbanguly Berdimuhamedov ao Brasil para chefiar a delegação de seu país na Conferência Rio+20 (2012) representou a primeira visita de autoridade turcomena de alto nível ao Brasil.

Interessa a ambos os países desenvolver a cooperação em setores como agricultura, energia, pecuária, além de produção de algodão, seda e têxteis. Há oportunidades para empresas brasileiras atuarem no Turcomenistão nos setores de aviação, petróleo e gás, construção civil e alimentação.

Em 2010, o Embaixador do Brasil em Astana visitou a capital turcomena, quando foi assinado Memorando de Entendimento entre o clube de futebol brasileiro “Olé Brasil Futebol Clube” e as autoridades turcomenas para o treinamento de jogadores daquele país em Ribeirão Preto.

Em outubro de 2015 foi realizada a primeira missão empresarial brasileira ao Turcomenistão, com participação de seis grupos empresariais brasileiros e de representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX. Organizada e apoiada pela Embaixada do Brasil no Cazaquistão, a iniciativa pioneira e histórica permitiu a identificação de oportunidades concretas de negócios e deverá ter sequências nos próximos anos.


Cronologia das relações bilaterais

1996 – Estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Turcomenistão

2006 – Abertura da Embaixada do Brasil em Astana (Cazaquistão), cumulativamente responsável por representar o Brasil junto ao Turcomenistão

2012 – Visita ao Brasil do Presidente Gurbanguly Berdimuhamedov, por ocasião da Conferência Rio+20

2015 – Realização da primeira missão empresarial brasileira ao Turcomenistão

 
 
Fim do conteúdo da página