Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
turquia
 

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Turquia tiveram início com a assinatura do Tratado Bilateral de Amizade e Comércio (1858). Houve significativo estreitamento dos laços bilaterais na primeira década do século XXI.

Em 2006, a operação de evacuação de brasileiros no contexto da guerra do Líbano contou com importante apoio da Turquia, o que contribuiu para aproximar os dois países. Em 2009, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou a primeira visita de um Chefe de Estado brasileiro à Turquia. Nessa visita, negociou-se o que viria a ser a Declaração de Teerã – documento firmado entre os dois países e o Irã em 2010 como contribuição para a construção de confiança para a resolução do dossiê nuclear iraniano.

A aproximação turco-brasileira deu outro passo importante em 2010 – quando, durante a visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Recep Tayyip Erdogan, foi firmado Plano de Ação para a Parceria Estratégica. O documento cria uma moldura para o aprofundamento do diálogo e da cooperação em campos como política internacional, agricultura, ciência e tecnologia, comércio exterior e energia, entre outros setores. No mesmo mês, foi realizado, no Rio de Janeiro, o III Fórum Mundial da Aliança das Civilizações (a edição anterior fora sediada em Istambul), iniciativa que visa a fomentar o diálogo intercivilizacional e na qual Brasil e Turquia possuem papel ativo, como dois grandes países democráticos e multiculturais.

A Presidenta Dilma Rousseff visitou a Turquia em 2011, quando foram assinados acordos referentes a cooperação na área educacional e a auxílio mútuo em matéria penal. O Primeiro-Ministro Erdogan retornou ao Brasil em 2012, quando chefiou a delegação turca na Conferência Rio+20.

Brasil e Turquia defendem o fortalecimento de instituições multilaterais como a ONU, o FMI e o G-20 econômico. Demonstram, ademais, interesse mútuo no diálogo franco e construtivo sobre as grandes questões mundiais, como segurança, comércio e cooperação para o desenvolvimento.

No campo econômico, as relações entre o Brasil e a Turquia também viram grande crescimento na última década. Entre 2011 e 2012, o comércio bilateral cresceu 900%, alcançando US$ 2,1 bilhões.

Vários outros aspectos marcam a relação Brasil-Turquia: a paixão pelo futebol brasileiro, refletida na grande presença de jogadores do Brasil em equipes turcas; o crescimento do turismo, impulsionado pela inauguração de voo sem escalas Istambul-São Paulo, em 2010; e o intercâmbio cultural, com exemplos que vão da literatura à teledramaturgia.


Cronologia das relações bilaterais

1858 – Assinatura do Tratado de Amizade e Comércio entre o Império do Brasil e o Império Otomano

1908 – Criação de Consulados-Gerais da Turquia no Rio de Janeiro e em São Paulo

1927 – Tratado de Amizade e Comércio entre o Brasil e a República da Turquia

1930 – Instalação de Embaixadas no Rio de Janeiro e em Ancara

1992 - Participação do Chanceler Süleyman Demirel na Rio-92

1995 – Visita ao Brasil do Presidente Süleyman Demirel

1998 – Visita ao Brasil do Chanceler Ismail Cem

2003 – Visita ao Brasil do Ministro da Defesa Nacional, Vecdi Gönül

2004 – Visita à Turquia do Chanceler Celso Amorim

2004 – Entrada em vigor do Acordo de Isenção de Visto Para Titulares de Passaportes Comuns

2006 – Visita ao Brasil do Chanceler Abdullah Gül

2009 – Visita do Chanceler Celso Amorim a Istambul, para participar do II Fórum da Aliança de Civilizações (abril); visita à Turquia do Presidente
Luiz Inácio Lula da Silva (maio)

2010 – Visita à Turquia do Ministro Celso Amorim (janeiro); visita ao Brasil do Chanceler Ahmet Davutoğlu (abril); participação do Primeiro-Ministro Recep Tayyip Erdogan no III Fórum Mundial da Aliança das Civilizações, no Rio de Janeiro

2010 – Entrada em operação do voo direto da Turkish Airlines São Paulo-Istambul

2011Visita a Istambul do Chanceler Antonio de Aguiar Patriota (setembro)

2011Visita à Turquia da Presidenta Dilma Rousseff (outubro)

2012Visita do Chanceler Antônio Patriota à Turquia (fevereiro)

2012 – Participação do Primeiro-Ministro Recep Tayyip Erdogan na Conferência Rio+20

2013Visita do Chanceler Antonio Patriota à Turquia (janeiro)

2014Visita do Chanceler Luiz Figueiredo à Turquia

2015 – Visita do Chanceler Mevlut Çavusoglu ao Brasil

 
 
Fim do conteúdo da página