República de Malta

Os Ministros das Relações Exteriores do Brasil e de Malta mantiveram reuniões em abril de 2009, por ocasião do II Fórum da Aliança de Civilizações, realizado em Istambul, na Turquia; e em setembro de 2012, em Nova York, à margem da abertura da 67ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Os principais temas discutidos nessas ocasiões foram cooperação na área financeira e assistência consular.
Em 2011, com a eclosão do conflito interno na Líbia, a colaboração do Governo maltês foi fundamental para a retirada segura de mais de 3.200 funcionários de empresa brasileira no país africano. Malta acolheu temporariamente todos os cidadãos brasileiros em seu território e permitiu o trânsito dos funcionários da empresa com outras nacionalidades.
Cronologia das relações bilaterais
1964 – Malta torna-se formalmente independente
1975 – Brasil e Malta estabelecem relações diplomáticas
2009 – Os Ministros das Relações Exteriores do Brasil e de Malta mantêm reunião em abril, por ocasião do II Fórum da Aliança de Civilizações (Istambul, Turquia)
2011 – Malta auxilia na retirada de 3.200 funcionários de empresa brasileira na Líbia
2012 – Os Ministros das Relações Exteriores do Brasil e de Malta reúnem-se em setembro, em Nova York, à margem da abertura da 67ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas
Redes Sociais Topo