Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
maldivas
 

As relações diplomáticas entre as Maldivas e o Brasil foram estabelecidas em 1988. Até 2010, cabia à Embaixada do Brasil em Nova Délhi (Índia) representar cumulativamente o País junto às Maldiva. Desde então, essa atribuição foi transferida para a Embaixada do Brasil em Colombo (Sri Lanka).

O diálogo sobre temas ambientais é uma vertente significativa das relações bilaterais. O arquipélago pertence ao grupo SIDS (Small Island Developing States), que tem forte atuação nas negociações internacionais sobre mudança do clima, oceanos e pesca. As particularidades geográficas – a maior parte do território das Maldivas fica a menos de um metro acima do nível do mar – explicam o engajamento do país no tema. As Maldivas enviaram delegações tanto à Rio-92 quanto à Rio+20.

A cooperação em matéria esportiva – sobretudo, futebol – também compõe as relações bilaterais. Em 2013 foi assinado Memorando de Entendimento em Cooperação Esportiva. Há oportunidades de diálogo na área de turismo, na qual a expertise das Maldivas é internacionalmente reconhecida.


Cronologia das relações bilaterais

1998 – Estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Maldivas

2013 – Assinatura de Memorando de Entendimento em Cooperação Esportiva

 
 
Fim do conteúdo da página