Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

venezuela


As relações com a Venezuela são prioritárias e vêm-se adensando na última década. Alguns marcos dessa aproximação são o lançamento da Parceira Estratégica (2005), o estabelecimento de reuniões presidenciais periódicas (2007) e a incorporação da Venezuela ao MERCOSUL (2012).

A Venezuela é o primeiro sócio não-fundador do MERCOSUL a integrar o bloco na qualidade de membro pleno. Com a adesão da Venezuela, o MERCOSUL passou a estender-se da Patagônia ao Caribe e a abranger cerca de 70% da população e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul. Nesse contexto, e também pela presença marcante do país vizinho na região, a aproximação com a Venezuela assume para o Brasil importância fundamental na busca da integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina. 

Há importante atuação na Venezuela de empresas brasileiras dedicadas à construção civil, responsáveis por obras de grande impacto na infraestrutura do país, como estradas, hidrelétricas, linhas de metrô e obras de irrigação. 

Além das áreas em que o Brasil tradicionalmente oferece cooperação técnica e educacional (saúde, agricultura, ensino de português, bolsas para cursos de graduação e pós-graduação), as relações com a Venezuela incorporaram importante acervo de projetos impulsionados por escritórios de entidades brasileiras instaladas em Caracas, como Embrapa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Caixa Econômica Federal. Marco dessa cooperação inovadora foi a transferência da tecnologia social brasileira desenvolvida no programa "Minha Casa, Minha Vida" para apoiar a formulação do congênere venezuelano "Gran Misión Vivienda". 


Cronologia das relações bilaterais

1826 – Grã-Colômbia reconhece independência do Brasil

1859 – Assinado, em Caracas, Tratado de Limites e Navegação Fluvial entre o Brasil e a Venezuela (maio)

1891 – Venezuela nomeia seu primeiro Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário em caráter permanente, Domingos Santos Ramos, acreditado no Rio de Janeiro (março)

1905 – Firmado, em Caracas, protocolos relativos à demarcação das fronteiras entre o Brasil e a Venezuela, tal como estipuladas pelo Tratado de 1859

1964 – Com base na Doutrina Betancourt (defesa dos regimes democráticos no continente, de 1958), a Venezuela rompe relações diplomáticas com o Brasil

1966 – São restabelecidas relações diplomáticas da Venezuela com o Brasil

1973 – Presidentes Emílio Médici e Rafael Caldera encontram-se no ponto fronteiriço “Marco BV-8” e seguem à cidade fronteiriça de Santa Elena do Uairén. Foi a primeira visita de um Presidente do Brasil à Venezuela. Firmado Convênio Básico de Cooperação Técnica (fevereiro)

1979 – Presidente João Figueiredo visita a Venezuela (novembro)

1981 – Presidente da Venezuela, Luís Herrera Campíns, visita o Brasil (agosto)

1985 – Presidente José Sarney visita a Venezuela (setembro)

1986 – Presidente Jaime Lusinchi visita o Brasil (maio)

1987 – Presidente José Sarney visita a Venezuela (outubro)

1989 – Presidente José Sarney visita a Venezuela (fevereiro)

1990 – Estabelecido o Mecanismo Político de Consulta, durante a visita do Chanceler venezuelano Reinaldo Planchart ao Brasil

1992  – Presidente Carlos Andrés Pérez visita o Brasil (novembro)

1994 – Presidente Itamar Franco visita a Venezuela e firma, com o Presidente Rafael Caldera, o Protocolo da Guzmania, que cria a Comissão Binacional de Alto Nível (COBAN) (março)

1995 – Presidente Fernando Henrique Cardoso visita a Venezuela (julho)

1996 – Presidente da Venezuela, Rafael Caldera, visita o Brasil (maio)

1997 – Eletronorte e Electrificación del Caroní (EDELCA) firmam contrato de compra e venda de energia elétrica da Venezuela para o Brasil (abril)

1998 – Presidente Fernando Henrique Cardoso visita a Venezuela (novembro)

1999 – O Presidente Hugo Chávez realiza sua primeira visita oficial ao Brasil (maio)

1999 – Firmado o Acordo de Complementação Econômica n.º 39 (ACE 23) entre Brasil, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela (agosto)

1999 – Presidente Hugo Chávez visita o Brasil para reunião com o Presidente Fernando Henrique Cardoso, em Manaus (setembro)

2000 – Presidente Fernando Henrique Cardoso visita a Venezuela (abril)

2000 – Presidente Hugo Chávez participa da I Cúpula de Presidentes da América do Sul. Mantém encontro bilateral com o Presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília (agosto/setembro)

2001 – Presidente Hugo Chávez visita o Brasil para encontro com o Presidente Fernando Henrique Cardoso (abril)

2001 – Presidente Hugo Chávez apresenta solicitação formal para o ingresso de seu país no MERCOSUL, na Cúpula de Assunção (junho)

2001 – Presidentes Fernando Henrique Cardoso e Hugo Chávez inauguram a interconexão elétrica entre Brasil e Venezuela (“Linhão de Guri”), com cerimônias em Santa Elena do Uairén e Boa Vista (agosto)

2003 – Criado, por iniciativa brasileira, o “Grupo de Amigos do Secretário-Geral da OEA para a Venezuela” (janeiro). O Grupo de Amigos reúne-se em Brasília (março)

2003 – Visita do Presidente Hugo Chávez ao Recife (abril)

2003 – Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Caracas e Puerto Ordaz (agosto)

2004 – Visita do Presidente Hugo Chávez a Manaus (setembro)

2004 – Firmado o Acordo de Complementação Econômica nº 59 (ACE-59) entre MERCOSUL, Colômbia, Equador e Venezuela (outubro)

2005 – Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Caracas. É estabelecida a Aliança Estratégica entre Brasil e Venezuela (fevereiro)

2005 – Primeira reunião trilateral entre os Presidentes do Brasil, da Argentina e da Venezuela, em Montevidéu (março)

2005 – Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ciudad Guayana, para reunião quadripartite Brasil/Venezuela/Colômbia/Espanha (março)

2005 – Encontro dos Presidentes do Brasil, Venezuela e Argentina em Caracas (junho)

2005 – Visita do Presidente Hugo Chávez a Brasília (agosto)

2005 – Lançamento da pedra fundamental da refinaria binacional Abreu e Lima, em Suape (Pernambuco) com a presença dos Presidentes Hugo Chávez e Luiz Inácio Lula da Silva (dezembro)

2006 – Visita do Presidente Hugo Chávez a Brasília para encontro trilateral Brasil-Venezuela- Argentina (janeiro)

2006 – Encontro quadripartite Brasil-Venezuela-Argentina-Bolívia, em Puerto Iguazú, Argentina (maio)

2006 – Assinatura do Protocolo de Adesão da Venezuela ao MERCOSUL em Caracas (junho)

2006 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Ciudad Guayana e participa das cerimônias da inauguração da segunda ponte sobre o Rio Orinoco e do fim das fases de quantificação e certificação das reservas petrolíferas do campo Carabobo (novembro)

2006 – Presidente Hugo Chávez, reeleito, visita o Brasil (dezembro)

2007 – Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez mantêm encontro bilateral à margem da XXXII Cúpula do MERCOSUL, no Rio de Janeiro (janeiro)

2007 – Presidente Chávez visita Manaus para encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos decidem manter encontros periódicos (setembro)

2007 – Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Caracas (dezembro)

2008 – Abertura de escritórios da Embrapa e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em Caracas, para apoiar a implementação de programas de cooperação agrícola e industrial

2008 – Encontro dos Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez no Recife. É assinado Contrato de Associação entre Petrobras e PDVSA para a construção e operação da Refinaria Abreu e Lima (Pernambuco) (março)

2008 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Caracas para encontro com o Presidente Chávez. Os Presidentes assistem por videoconferência à primeira semeadura de soja em território venezuelano em decorrência das atividades de cooperação agrícola com apoio da Embrapa (junho)

2008 – Encontro tripartite Brasil-Venezuela-Bolívia em Riberalta, Bolívia (junho)

2008 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o Presidente Hugo Chávez em Manaus para reunião bilateral e encontro quadripartite Brasil-Venezuela-Bolívia-Equador (setembro)

2009 – Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez encontram-se no Fórum Social Mundial, em Belém. Também participam do encontro os Presidentes do Equador, Bolívia e Paraguai (janeiro)

2009 – Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Chávez encontram-se na sede do “Projeto Agrário Socialista Planície de Maracaíbo” em Zúlia, Venezuela (janeiro)

2009 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o Presidente Chávez em Salvador (maio)

2009 – Inaugurada a primeira fase da interconexão de fibra ótica entre Santa Elena do Uairén (Venezuela) e Boa Vista (setembro)

2009 – Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Chávez encontram-se em Caracas e El Tigre, no estado de Anzoátegui (outubro)

2009 – Congresso brasileiro aprova o Protocolo de Adesão da Venezuela ao MERCOSUL (dezembro)

2010 – Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez encontram-se em Brasília (abril)

2010 – Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez encontram-se em Caracas (agosto)

2011 – Presidente Hugo Chávez comparece à cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff (janeiro)

2011Ministro Antonio de Aguiar Patriota visita Caracas (7 de fevereiro)

2011Presidentes Dilma Rousseff e Hugo Chávez encontram-se em Brasília (6 de junho)

2011Visita do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, a Caracas, por ocasião do Bicentenário da Declaração de Independência da Venezuela (5 de julho)

2011 – Visita à Venezuela do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota (Caracas, 7 de novembro)

2011Presidentes Dilma Rousseff e Hugo Chávez encontram-se em Caracas (1° de dezembro)

2012Visita ao Brasil do Chanceler da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros – Rio de Janeiro, 2 de junho

2012 – Presidentes Dilma Rousseff e Hugo Chávez encontram-se por ocasião da Cúpula do MERCOSUL (julho)

2012Visita do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, à Venezuela (Caracas, 1º de novembro)

2013Visita do Ministro das Relações Exteriores à Venezuela (Caracas, 9 de fevereiro)

2013 – Presidenta Dilma Rousseff comparece às exéquias do Presidente Hugo Chávez, em Caracas (março)

2013 – Visita ao Brasil do Chanceler da República Bolivariana da Venezuela, Elías José Jaua Milano (Brasília, 9 de abril)

2013Presidenta Dilma Rousseff comparece à posse do Presidente Nicolás Maduro, em Caracas (19 de abril)

2013Presidentes Dilma Rousseff e Maduro encontram-se em Brasília (9 de maio)

2014 Visita do Chanceler da Venezuela, Elías Jaua, ao Brasil (Brasília, 27 de fevereiro)

2014 Visita do Ministro de Estado das Relações Exteriores à Venezuela – 15 de abril

2014 Visita do Ministro de Estado das Relações Exteriores à Venezuela – 24 de abril

2014 Visita do Ministro das Relações Exteriores a Caracas – 18 e 19 de maio

2014 – Visita do Presidente Maduro a Brasília, por ocasião da Cúpula BRICS-Países da América do Sul e da Cúpula de Líderes da China e de Países da América Latina e Caribe (17 de julho)

2014  –  Viagem da Presidenta Dilma Rousseff a Caracas, por ocasião da XLVI Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados (29 de julho)

2015  – Visita do Presidente Maduro a Brasília, por ocasião da posse da Presidenta Dilma Rousseff (1º de janeiro)

2015Viagem do Ministro Mauro Vieira a Caracas, por ocasião da reunião da Comissão reduzida de Chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) sobre a situação política na Venezuela (6 de março)

2015  – Visita do Presidente Maduro a Brasília, por ocasião da XLVIII Cúpula dos Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados (17 de julho)

2015Viagem do Ministro Mauro Vieira a Caracas (5 de setembro)

2016 – Visita a Brasília da Ministra das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, acompanhada do Ministro da Economia, Luís Salas (29 de janeiro)

2016 – Visita de Delegação Parlamentar Venezuelana (25 de fevereiro)

 
 
Fim do conteúdo da página