Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República Popular Democrática do Laos

laos


Brasil e Laos estabeleceram relações diplomáticas em 1995. A Embaixada brasileira em Bangkok (Tailândia) é cumulativamente responsável prestar assistência aos brasileiros que estejam no Laos e representar o Brasil junto às autoridades desse país. O processo de intensificação das relações do Brasil com a ASEAN tem contribuído para aprofundar as parcerias bilaterais.

O Laos tem interesse em receber cooperação brasileira em áreas como combate à fome, nutrição materno-infantil, agricultura, biocombustíveis, hidroeletricidade, esportes e saúde. Juntamente com Índia e África do Sul, o Brasil também presta cooperação ao país por meio do Fundo IBAS. Lançado em junho de 2012, o projeto está voltado para beneficiar a irrigação agrícola, o que inclui a construção de eclusa para manejo da bacia do rio San (Nam Xan).

O comércio bilateral ainda é modesto, tendo-se registrado o pico de US$ 2,9 milhões em 2011. Há potencial para investimentos brasileiros em áreas como, mineração, alimentos, agricultura, etanol e turismo. O Laos tem significativo potencial hidrelétrico e tem buscado atrair investimentos externos para esse setor.

Cronologia das relações bilaterais

1995 – Brasil e Laos estabelecem relações diplomáticas

2007 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Laos, Thongloun Sisoulith

2008 – Visita ao Brasil do Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros do Laos, Bounkeut Samsongsak

2011 – Laos envia participantes para o III edição do Curso Internacional para Treinadores de Futebol, realizado em São Paulo

2012 – Visita ao Laos da Subsecretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores para Ásia e Oceania, Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis. Assinatura dos dois primeiros acordos bilaterais: Acordo de Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos e Oficiais e Memorando de Entendimento sobre Mecanismo de Consultas Políticas (março)

2012 – Cerimônia de lançamento do projeto de irrigação no Laos custeado pelo Fundo IBAS (junho)

2012 – Laos envia representantes para o I Curso para Diplomatas da ASEAN, realizado no Rio de Janeiro e em Brasília (agosto)

2012 – Visita ao Brasil do Vice-Primeiro-Ministro do Laos, Somsavat Lengsavad

Fim do conteúdo da página