Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
kuati
 
As relações diplomáticas entre Brasil e Kuwait foram estabelecidas em 1968, quando a Embaixada do Brasil no Cairo (Egito) passou a representar cumulativamente o Brasil junto às autoridades kuwaitianas. O Brasil inaugurou sua Embaixada residente no Emirado em 1975 – e, nesse mesmo ano, o Kuwait instalou representação diplomática residente em Brasília. Em 2012, o volume de comércio entre os dois países superou US$ 1,2 bilhão.
 
A invasão do Kuwait pelo Iraque (1990) e a subsequente Guerra do Golfo alteram profundamente o panorama das relações bilaterais: até então concentrado na vertente econômico-comercial, o diálogo entre os dois países ganhou maior densidade política, em especial nos períodos 1993-1994 e 1998-99, quando o Brasil ocupou assento não permanente no Conselho de Segurança da ONU.
 
Cronologia das relações bilaterais
 
1968 – Estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e o Kuwait. Embaixada do Brasil no Cairo passa a representar cumulativamente o Brasil junto às autoridades kuwaitianas
 
1975 – Abertura da Embaixada brasileira residente no Kuwait
 
1975 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e hoje Emir do Kuwait, Xeque Sabah al Hamed al Jaber al Sabah. Assinatura do Acordo de Cooperação que cria a Comissão Mista Bilateral (março)
 
1975 – Abertura da Embaixada kuwaitiana em Brasília (agosto)
 
1977 – I Reunião da Comissão Mista (maio)
 
1979 – II Reunião da Comissão Mista, em Brasília (maio)
 
1983 – Visita ao Kuwait do Ministro da Fazenda, Antônio Delfim Netto, para tratar do refinanciamento da dívida externa (dezembro)
 
1986 – Visita ao Kuwait do Ministro das Relações Exteriores, Roberto de Abreu Sodré. Tratou-se da primeira visita de um Chanceler brasileiro ao Emirado
 
1992 – Visita ao Brasil do Emir do Kuwait, Xeque Jaber al Ahmad al Sabah, para chefiar a delegação de seu país na Conferência Rio-92
 
2002 – Visita ao Kuwait do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Osmar Chohfi, ocasião em que se reúne com o Chanceler Mohammed al Sabah e com o Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Khalid al Jarralah. Assinatura do memorando de entendimento para o estabelecimento de consultas políticas bilaterais (maio)
 
2005 – Visita ao Kuwait do Chanceler Celso Amorim, quando é recebido pelo então primeiro-ministro e hoje Emir do Kuwait, Xeque Sabah al Ahmad al Sabah. Seminário empresarial brasileiro é organizado na ocasião. Assinatura do Acordo bilateral de Cooperação Cultural (fevereiro)
 
2005 – Visita a Brasília do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Xeque Mohammed Sabah al Salem al Sabah, para chefiar a delegação kuwaitiana na I Cúpula América do Sul–Países Árabes, ASPA (maio)
 
2010 – Seminário organizado no Kuwait pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), em parceria com o Ministério do Turismo do Brasil e a Câmara de Comércio e Indústria do Kuwait (abril)
 
2010 – Visita a Brasília do Primeiro-Ministro do Kuwait, Xeque Nasser al Sabah, quando é recebido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (julho)
 
2012 – A Xeica Amthal al Ahmad al Jaber al Sabah, irmã do emir do Kuwait, chefia a delegação kuwaitiana na Conferência Rio+20 (junho)
 
 
 
Fim do conteúdo da página