Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
islandia
 

Brasil e Islândia estabeleceram relações consulares em 1923 e diplomáticas em 1952. A Embaixada do Brasil em Oslo (Noruega) está encarregada da representação brasileira junto ao Governo islandês. O Brasil também conta com um Cônsul Honorário em Reiquiavique. A Islândia é representada no Brasil por sua Embaixada em Washington e conta com Cônsules Honorários em São Paulo e no Rio de Janeiro. Grupo de imigrantes islandeses se estabeleceu no Brasil em meados do século passado e mantêm até hoje contato com seu país de origem.

Nos últimos cinco anos, o Brasil passou a ocupar o lugar de quinto maior fornecedor comercial à Islândia, devido ao aumento expressivo das exportações de matéria-prima brasileira para a produção de alumínio no país. O Brasil compra da Islândia sobretudo produtos da pesca, segmento importante de sua economia.

Em 2011, foi assinado Memorando de Entendimento entre o Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil e o Ministério da Pesca e Agricultura da Islândia, que abre oportunidade para cooperação bilateral na área de recursos pesqueiros e cultivo de peixes.

Cronologia das relações bilaterais

1952 – Estabelecimento de relações diplomáticas

1956 – Assinatura de Acordo Comercial

1969 – Assinatura de Acordo para Supressão de Vistos em Passaportes

2011 – Assinatura de Memorando de Entendimento entre o Ministério da Pesca e Aquicultura brasileiro e o Ministério da Pesca e Agricultura da Islândia

2014 - Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Islândia, Gunnar Bragi Sveinsson (outubro)

 
 
Fim do conteúdo da página