Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
india
 

As relações diplomáticas entre Brasil e Índia foram estabelecidas em 1948, logo após a independência indiana. A partir da década de 1990, quando ambos os países empreenderam reformas com vistas à a maior abertura de suas economias, o relacionamento político e econômico tornou-se mais intenso. Os contatos políticos de autoridades de alto nível multiplicaram-se desde a década de 2000, estimulando a identificação de oportunidades de cooperação e motivando o estabelecimento de uma Parceria Estratégica, em 2006.

Brasil e Índia são países democráticos, multiétnicos, multiculturais e multirreligiosos, de vasta extensão territorial e com grande população, que compartilham objetivos como a promoção do crescimento econômico com progresso tecnológico, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

As semelhanças entre os dois países e a intensidade do relacionamento contribuem para a coordenação em organismos e foros internacionais, como IBAS e BRICS, além de G4, G20, e BASIC. Brasil e Índia desejam contribuir para a reforma dos mecanismos de governança global, tornando-os mais legítimos e eficazes. Instituições como a ONU e o FMI ainda refletem o contexto histórico que se seguiu ao fim da 2ª Guerra Mundial e devem ser adaptadas à realidade atual.

O fortalecimento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação com a Índia, que detém reconhecida experiência no setor, poderá contribuir para o aumento da produtividade da indústria brasileira e do perfil tecnológico da pauta de exportações. Para esse fim, o Conselho Científico Brasil-Índia, criado em 2005, permite o financiamento de pesquisas conjuntas nas áreas de Tecnologia da Informação, Geociências, Engenharia, Energias Renováveis, Matemática e Saúde, por exemplo.

Iniciativas de cooperação são também desenvolvidas em áreas como agricultura, defesa, energia, espaço exterior, meio ambiente e temas sociais – para além daquelas existentes no âmbito do IBAS. As ações conjuntas nesses setores são exemplos dos aspectos mutuamente vantajosos da cooperação Sul-Sul.

São exemplos de acordos firmados entre Índia e Brasil o Acordo de Comércio (1968), o Acordo sobre Cooperação nos Campos da Ciência e Tecnologia (1985) e o Memorando de Entendimento que Estabelece uma Comissão Mista de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural (2002). A Comissão Mista é o principal mecanismo de coordenação do diálogo entre o Brasil e a Índia.

O intercâmbio comercial entre o Brasil e a Índia passou de US$ 1 bilhão, em 2003, para US$ 11,62 bilhões, em 2014, e ainda apresenta amplo potencial de crescimento, considerando o tamanho e o dinamismo das duas economias. Em 2014 a Índia ocupou a 8ª posição entre os principais parceiros comerciais do Brasil.

 

Cronologia das relações bilaterais

1948 – Criação da Embaixada do Brasil em Nova Délhi e de Legação indiana no Brasil

1968 – Visita oficial da Primeira-Ministra Indira Gandhi ao Brasil

1996 – Visita oficial do Presidente Fernando Henrique Cardoso à Índia

1998 – Visita oficial do Presidente Narayanan ao Brasil

2002 – Estabelecimento da Comissão Mista

2003 – Criação do G-20 e do IBAS

2003 – Visita a Nova Délhi do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para reunião do G-20; I Reunião da Comissão Mista (Nova Délhi)

2004 – Visita de Estado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia

2004 – Criação do G-4

2006 – II Reunião da Comissão Mista (Brasília); I Reunião de Cúpula do IBAS; Visita oficial do Primeiro-Ministro Manmohan Singh ao Brasil

2007 – III Reunião da Comissão Mista Brasil-Índia (Nova Délhi); Visita do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim à Índia; I Reunião do Diálogo Estratégico Brasil-Índia (Nova Délhi)

2007 – Visita de Estado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia

2007 – IV Reunião da Comissão Mista do IBAS (Nova Délhi)

2007 – II Reunião de Cúpula do IBAS (África do Sul)

2008 – Visita oficial ao Brasil do Ministro dos Negócios Externos, Pranab Mukherjee

2008 – I Reunião de Vice-Ministros do BRIC (Rio de Janeiro)

2008 – Visita oficial ao Brasil da Presidente da República da Índia, Pratibha Patil

2008 – V Reunião Ministerial do IBAS (África do Sul)

2008 – I Reunião Ministerial do BRIC (Rússia)

2009 – Abertura da Adidância Militar do Brasil em Nova Délhi

2009 – Entrada em vigor do Acordo de Comércio Preferencial Mercosul-Índia

2009 – IV Reunião da Comissão Mista Brasil-Índia (Brasília)

2010 – Visita à Índia do Ministro da Defesa, Nelson Jobim

2010 – Visita de trabalho ao Brasil do Primeiro-Ministro Manmohan Singh, paralelamente à realização da IV Reunião de Cúpula do IBAS e da II Reunião Ministerial do BRIC (Brasília)

2010 – II Reunião do Diálogo Estratégico Brasil-Índia (Brasília)

2010 – Visita ao Brasil do Comandante da Força Aérea indiana, P.V. Naik

2010 – Visita à Índia do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto

2010 – I Reunião do Comitê Conjunto de Defesa (Nova Délhi)

2010 – Visita à Índia do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota (Nova Délhi)

2011 – Visita à Índia do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota (Nova Délhi)

2011 – III Reunião do Diálogo Estratégico Brasil-Índia

2011 – VII Reunião Ministerial do IBAS (Nova Délhi)

2011 – V Reunião da Comissão Mista Brasil-Índia (Nova Délhi)

2012 – Visita à Índia do Ministro da Defesa, Celso Amorim

2012 – Visita de Estado da Presidenta da República Dilma Rousseff à Índia

2012 – Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Manmohan Singh (Rio+20)

2013 – VI Comissão Mista Brasil-Índia (Brasília)

2014 – Encontro bilateral entre a Presidenta Dilma Roussef e o Primeiro-Ministro Narendra Modi, por ocasião da VI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS (Brasília)

2015 – Reunião dos Líderes dos países do G-4 – Brasil, Alemanha, Índia e Japão – sobre a Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas em Nova York (26 de setembro)

2015 – Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nova York, à margem da 70ª Sessão Anual da Assembleia Geral das Nações Unidas (29 de setembro)

2015 – Reunião dos Mandatários do BRICS em Antália, Turquia, à Margem da Cúpula do G20 (15 de novembro)

2015 – Visita à Índia do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, por ocasião da sessão ministerial da 7ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural Brasil–Índia (18 e 19 de novembro)

2016 Visita oficial do presidente da República, Michel Temer, à Índia (17 de outubro)

 
 
Fim do conteúdo da página