Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

grecia

A primeira visita de um Ministro das Relações Exteriores brasileiro à Grecia ocorreu em 2009, mas o Brasil mantém representação diplomática residente em Atenas desde 1912. Em 2011, a Presidenta Dilma Rousseff esteve em Atenas, a caminho de visita à China, e realizou visita de cortesia ao Primeiro-Ministro George Papandreou.

Entre Brasil e Grécia há troca de apoios em candidaturas a órgãos multilaterais. Em 2005, a Grécia declarou seu apoio à candidatura do Brasil a assento permanente em Conselho de Segurança da ONU reformado.

O Brasil apresenta superávit em seu comércio com a Grécia — em 2015, foram US$ 117 milhões de exportações brasileiras e US$ 48 milhões de importações de produtos gregos. A balança de serviços é favorável à Grécia, graças à ampla participação grega no setor de navegação internacional. Além do potencial de cooperação no setor portuário e naval, há possibilidades de parcerias nos setores de energia e turismo.

A Grécia é cliente de material aeronáutico produzido no Brasil, tendo sido o primeiro país a adquirir um avião da EMBRAER para o transporte de autoridades, bem como o primeiro a operar o Legacy na Europa.

 
Cronologia das relações bilaterais
 

1883 – Instalação, em Santa Catarina, da primeira colônia grega no Brasil

1912 – Abertura de missão diplomática (Legação) do Brasil em Atenas

1941 – Fechamento da Legação do Brasil durante a II Guerra Mundial

1945 – Reabertura da Legação do Brasil em Atenas

1958 – Elevação da Missão diplomática do Brasil à categoria de Embaixada

Década de 1980 – Diminuição do número de gregos no Brasil, com o início de fluxo imigratório revertido, com a ida de descendentes helênicos para a Grécia

2003 – Visita à Grécia do Chanceler Celso Amorim, para encontro de Chanceleres da União Europeia e América Latina

2005 – Visita à Grécia do Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Juan Quirós

2006 – Criação do Grupo Parlamentar de Amizade Grécia-Brasil

2007 – Visita à Grécia do Presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles

2009 – Visita a Atenas do Chanceler Celso Amorim

2010 – Criação do Conselho Empresarial Brasil-Grécia

2011 – Resgate pelo Brasil, via Atenas, de grupo de 150 brasileiros que estavam sitiados em Bengazi, Líbia, durante conflito armado naquele país (fevereiro)

2011 – Visita a Atenas, em trânsito para a China, da Presidenta Dilma Rousseff (abril)

2012 – Visita ao Brasil de Alexis Tsipras, então líder da Coalizão da Esquerda Radical SYRIZA, ocasião em que mantém encontros de trabalho com a Presidenta Dilma Rousseff e com outras lideranças políticas brasileiras (dezembro)

2015 – Encontro bilateral entre a Presidenta Dilma Rousseff e o Primeiro-Ministro Alexis Tsipras, por ocasião da Cúpula CELAC-UE, em Bruxelas (junho)

2015 –  Encontro bilateral entre a Presidenta Dilma Rousseff e o Primeiro-Ministro Alexis Tsipras por ocasião da Sessão de Abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque (setembro)

 
 
Fim do conteúdo da página