Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
georgia
 

O Brasil reconheceu a independência da Geórgia em dezembro de 1991 e, em abril de 1993, estabeleceu relações diplomáticas com o país. Em 2010, foi aberta a Embaixada da Geórgia em Brasília e, em junho de 2011, o Brasil inaugurou Embaixada residente em Tbilisi.

A Geórgia já enviou ao Brasil quatro representantes do alto escalão de seu Governo. Em agosto de 2011, o Chanceler Grigol Vashadze esteve no país. Em abril de 2012, o Primeiro-Ministro Nikoloz Gilauri participou da reunião da Parceria para o Governo Aberto, em Brasília, onde se reuniu com o Vice-Presidente Michel Temer e com o Chanceler Antonio de Aguiar Patriota. Em maio do mesmo ano, o Ministro da Agricultura, Zaza Gorozia, visitou o Brasil, para aprofundar a cooperação iniciada com a ida de missão técnica brasileira à Geórgia para prospecção de oportunidades de cooperação em agropecuária. Em abril de 2013, a Chanceler Maia Panjikidze visitou o Brasil, quando foi assinado Memorando de Entendimento sobre cooperação entre o Instituto Rio Branco e o Centro de Treinamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Geórgia. Além de ter sido recebida pelo Chanceler Patriota, encontrou-se com os Senadores Aloysio Nunes Ferreira e Cristovam Buarque, e com o deputado André Vargas, no exercício interino da Presidência da Câmara dos Deputados.

Pelo lado brasileiro, em março de 2013, a Subsecretária-Geral Política I, Embaixadora Vera Machado, reuniu-se em Tbilisi com o Primeiro-Ministro Bidzina Ivanishvili, a Chanceler Maia Panjikidze e outras autoridades. Em maio do mesmo ano, o Subsecretário-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial, Embaixador Hadil da Rocha Vianna, chefiou a primeira missão empresarial brasileira à Geórgia, que foi recebida pelo Premiê Ivanishvili e por outras autoridades georgianas. Compunham a missão, além de diplomatas brasileiros, representantes de empresas brasileiras.

No âmbito cultural, a Embaixada do Brasil tem promovido a música e o cinema brasileiros, ao promover apresentações de MPB e festivais de cinema.

O Brasil exportou, em 2012, cerca de US$ 210 milhões à Geórgia, o que faz com que sejamos o 15º maior mercado fornecedor para o país.

 

Cronologia das relações bilaterais

1991 – Reconhecimento pelo Brasil da independência da Geórgia

1993 – Estabelecimento de relações diplomáticas

2010 – Primeira reunião de consultas políticas entre autoridades brasileiras e georgianas, em Tbilisi

2011 – Abertura da Embaixada do Brasil em Tbilisi (junho)

2011Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, Grigol Vashadze (agosto

2012Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Nikoloz Gilauri, para a reunião anual da Parceria do Governo Aberto (abril)

2012 – Visita ao Brasil do Ministro da Agricultura, Zaza Gorozia (maio)

2013Visita ao Brasil da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Maia Panjikidze (abril)

2016 – Reunião de trabalho do Ministro Mauro Vieira com o Ministro das Relações Exteriores da Geórgia, Mikheil Janelidze, à margem da 52ª Conferência de Segurança de Munique (13 de fevereiro)

 
 
Fim do conteúdo da página