Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República Democrática Federal da Etiópia

etiopia
Brasil e Etiópia estabeleceram relações diplomáticas em 1951. A Embaixada do Brasil em Adis Abeba foi aberta nos anos 1960, mas desativada poucos anos depois, sendo reaberta em 2005. A Etiópia, por sua vez, estabeleceu embaixada residente no Brasil em 2011, a primeira do país na América do Sul. 

A troca de visitas de alto nível entre Brasil e Etiópia tem sido frequente, o que tem contribuído para a intensificação do diálogo e da cooperação bilateral em áreas como agricultura, energias renováveis, ciência e tecnologia, educação e desenvolvimento social. Em abril de 2018, foi realizada, em Adis Abeba, a I Reunião de Consultas Políticas Bilaterais. No âmbito de parceria existente entre a Embrapa e o Instituto Etíope de Pesquisa Agrícola (EIAR), Brasil e a Etiópia mantêm projetos de cooperação técnica nas áreas de manejo sustentável de florestas e manejo de solos ácidos. Os dois países também se encontram envolvidos em projetos de cooperação nas áreas de saneamento básico e recenseamento populacional.

Segundo país mais populoso da África e oitava maior economia do continente, a Etiópia figura entre os países cujas economias mais crescem no mundo. Por abrigar a sede da União Africana (UA) e da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UNECA), Adis Abeba projeta-se como importante polo diplomático, desempenhando relevante papel nos processos de paz no continente.

Cronologia das relações bilaterais

1951 – Criação da Legação do Brasil junto ao Império da Etiópia, com sede no Cairo

1960 – Visita oficial do Imperador Haile Selassie ao Brasil

Anos 60 – Funcionamento da embaixada em Adis Abeba por alguns anos

2005 – Reabertura da Embaixada do Brasil em Adis Abeba

2005 – Visita de trabalho do Chanceler Celso Amorim a Adis Abeba, acompanhado de representantes do Ministério da Saúde, da EMBRAPA e do setor empresarial

2011 – Abertura da Embaixada da Etiópia no Brasil

2012 – Visita ao Brasil do Ministro do Desenvolvimento Urbano e Construção da Etiópia, Hailemeskel Hailemarkos (abril)

2012 Visita do Ministro Antonio de Aguiar Patriota a Adis Abeba, ocasião em que foi recebido pelo Primeiro-Ministro Meles Zenawi. Entre outros atos bilaterais, são assinado acordo de cooperação técnica bilateral e memorando de entendimento para o estabelecimento de mecanismo de consultas políticas entre Brasil e Etiópia (23 e 24 de abril) [Atos assinados]

2012 – Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro da Etiópia, Meles Zenawi, para chefiar a delegação etíope na Conferência Rio+20 (junho)

2012 – Visita ao Brasil do Ministro das Finanças da Etiópia, Sufian Ahmed (dezembro)

2013 – Visita da Presidente Dilma Rousseff a Adis Abeba para participar, como convidada especial, da comemoração do Jubileu de Ouro da União Africana. Na ocasião, a Presidente reuniu-se com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn. Assinatura dos acordos de serviços aéreos; cooperação educacional e cooperação em ciência, tecnologia e inovação (24 de maio) [Atos assinados]

2013 – A Ethiopian Airlines inicia a operação de rota aérea entre Adis Abeba e São Paulo (julho)

2013 – Visita ao Brasil do Ministro do Desenvolvimento Urbano da Etiópia, Mekuria Haile (dezembro)

2013 – Início do projeto de cooperação técnica bilateral "Fortalecimento da Capacidade Técnica Etíope na Exploração e Manejo Sustentável de Florestas"

2014 – Visita do vice-primeiro-ministro Demeke Hassen a Brasília, à frente de missão de estudos na área de ciência e tecnologia (abril)

2015 – Assinatura do acordo para evitar a dupla tributação dos lucros de transporte aéreo e marítimo internacional pela a Embaixadora da Etiópia em Brasília e pelo Chanceler Mauro Vieira (junho)

2016 – Início do projeto de cooperação "fortalecimento dos serviços de abastecimento de água e de esgoto sanitário da Etiópia", desenvolvido em parceria entre Brasil, Etiópia e UNICEF

2016Visita do Ministro Mauro Vieira a Adis Abeba, ocasião em que foi recebido pelo Primeiro-Ministro Hailemarian Desalegn. Assinatura do memorando de entendimento para promoção do comércio e dos investimentos e realização do seminário empresarial Brasil-Etiópia (8 de março)

2017 – Envio ao Brasil de missão técnica da Agência Central de Estatísticas da Etiópia para conhecimento da experiência brasileira em recenseamento populacional (março)

2017 – Início do projeto de cooperação técnica bilateral "Apoio técnico ao manejo de solos ácidos para uso agrícola"

2017 – Visita ao Brasil do Ministro da Agricultura e Recursos Naturais da Etiópia, Eyasu Abraha Alle, à frente de missão de aprendizagem sobre boas práticas na área agrícola, com enfoque na produção do café (dezembro)

2018 – Envio ao Brasil de missão técnica para conhecimento da experiência brasileira na produção de bioenergia (março)

2018 – Visita ao Brasil da Ministra de Recursos Hídricos, Irrigação e Eletricidade da Etiópia, Wro Frenesh Mekuria (março)

2018 – Realização, em Adis Abeba, da I Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas Bilaterais. Assinatura do acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre Brasil e Etiópia (abril)

Fim do conteúdo da página