Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

etiopia

Brasil e Etiópia estabeleceram relações diplomáticas em 1951. A Embaixada do Brasil em Adis Abeba foi aberta nos anos 1960, mas desativada poucos anos depois. A Embaixada em Adis Abeba foi reaberta em 2005. A Etiópia, por sua vez, reabriu embaixada residente no Brasil em 2011.

Segundo país mais populoso da África e décima maior economia do continente, a Etiópia figura entre os países cujas economias mais crescem na região. Por abrigar a sede da União Africana (UA) e da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA), Adis Abeba projeta-se como importante polo diplomático, desempenhando relevante papel nos processos de paz no continente.

Em 2012, o Ministro Antonio de Aguiar Patriota realizou visita oficial a Adis Abeba e o Primeiro-Ministro etíope veio ao Brasil para participar da Rio+20. A Presidenta da República visitou a Etiópia em 2013, para participar da 50ª Cúpula da União Africana, à margem da qual foi recebida pelo Primeiro-Ministro Hailemariam Desalegn.

 

Cronologia das relações bilaterais

1951 – Criação da Legação do Brasil junto ao Império da Etiópia, com sede no Cairo

1960 – Visita oficial do Imperador Haile Selassie ao Brasil

Final dos anos 60 – Fechamento da embaixada em Adis Abeba

2005 – Reabertura da Embaixada do Brasil em Adis Abeba

2005 – Visita de trabalho do Chanceler Celso Amorim a Adis Abeba, acompanhado de representantes do Ministério da Saúde, da EMBRAPA e do setor empresarial

2011 – Reabertura da Embaixada da Etiópia no Brasil

2011 – Missão de prospecção da ABC e da Embrapa é enviada a Adis Abeba

2012 – Missão do Instituto Etíope de Pesquisa Agrícola (EIAR) visita a Embrapa (fevereiro)

2012 – Missão da ABC e Embrapa à Etiópia (março)

2012 – Visita ao Brasil do Ministro do Desenvolvimento Urbano e Construção da Etiópia, Hailemeskel Hailemarkos (abril)

2012 – Visita oficial do Ministro Antonio de Aguiar Patriota a Adis Abeba, na qual foram mantidos encontros com o Primeiro-Ministro Meles Zenawi e com o Chanceler Hailemariam Desalegn (abril)

2012 – Visita do Primeiro-Ministro Meles Zenawi ao Brasil, chefiando delegação etíope para a Conferência Rio+20 (junho)

2012 – Visita do Ministro das Finanças da Etiópia Sufian Ahmed a Brasília. Encontro com o Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (dezembro)

2013 – Visita da Presidenta da República a Adis Abeba para participar, como convidada especial, da comemoração do Jubileu de Ouro da União Africana. A Presidenta reuniu-se com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn (janeiro)

2013 – Ethiopian Airlines inicia a operação de rota aérea entre Adis Abeba e São Paulo (julho)

2016 – Visita do Ministro Mauro Vieira a Adis Abeba, ocasião em que mantém encontro de trabalho com seu homólogo etíope, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e é recebido pelo Primeiro-Ministro Hailemarian Desalegn. O Ministro participa do seminário empresarial Brasil-Etiópia e reúne-se com a Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma (8 de março)

 
 
Fim do conteúdo da página