Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
eslovaquia


As relações diplomáticas entre Brasil e Eslováquia tiveram início em 1993, quando da dissolução da Tchecoslováquia. A Embaixada do Brasil em Bratislava foi inaugurada em 2008 – até então, o relacionamento bilateral era cumulativamente acompanhado pela Embaixada do Brasil em Viena (Áustria). A Eslováquia faz parte do Grupo de Visegrad desde 1991, da União Europeia desde 2004, da OTAN desde 2004, do Espaço Schengen desde 2007 e da Zona do Euro desde 2009.

O Presidente Rudolph Schuster realizou visita ao Brasil em 2001. No ano seguinte, o Presidente Fernando Henrique Cardoso realizou visita a Bratislava. Estiveram no Brasil, desde então, os Ministros da Economia (Lubomir Jahnatek, 2009), Meio Ambiente (Peter Ziga, 2012), Defesa (Martin Glvác, 2013), o ex-presidente Rudolph Schuster (2014), o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus (Miroslav Lajcák, 2015), o Secretário de Estado da Defesa (Milos Koterec, 2015) e o Secretário de Estado do Ministério de Negócios Estrangeiros e Europeus (Igor Slobodník, 2016). Em Brasília, a visita de Lajcák deu seguimento à I Reunião de Consultas Políticas, realizada no Ministério de Relações Exteriores do Brasil, em 2013. Além disso, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, visitaram o Brasil o Presidente Andrej Kiska e o Secretário de Estado de Temas Sociais e Família, Branislav Ondrus. Em 2013, realizaram visita à Eslováquia o Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, e o Ministro da Defesa, Celso Amorim – que participou de reunião do V4+Brasil (Eslováquia, República Tcheca, Hungria e Polônia).

A sucessão de visitas bilaterais e a realização da I Reunião de Consultas Políticas Brasil–Eslováquia (2013) reforçam as perspectivas positivas de aprofundamento e de diversificação das relações bilaterais. A Eslováquia tem dado apoio a importantes candidaturas brasileiras, tais como a do embaixador Roberto Azevêdo ao cargo de Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio – OMC -  e de José Graziano da Silva ao cargo de Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO. Foi possível obter apoio eslovaco em diversos temas, entre os quais a Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Projeto de Resolução sobre Direito de Privacidade na Era Digital, Parceria para Governo Aberto/OGP, Acordo Brasil-UE para extensão de estada de cidadãos que viajam a turismo/negócios e, em especial, candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Conferência Mundial das Câmaras de Comércio em 2019. Foi igualmente possível assegurar a participação eslovaca em nove eventos promovidos pelo Brasil, como a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil e a II Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Viária. O bom nível de interlocução com o governo local confirmou a maturidade no relacionamento entre os dois países.

O comércio bilateral tem sido deficitário para o Brasil. Em 2012 as trocas somaram US$ 170 milhões, com déficit brasileiro de US$ 105,9 milhões. A Embaixada em Bratislava tem contribuído para reverter esse cenário, divulgando oportunidades de negócios no Brasil, além de promover o turismo e investimentos no país.

A Embaixada em Bratislava tem contribuindo para divulgar a cultura brasileira por meio de projetos relacionados ao cinema, à capoeira, à música, à literatura e à arquitetura. Houve grande interesse local, por exemplo, pela mostra "10+10: Arquitetura Modernista e Contemporânea do Brasil", organizada em Bratislava (2013).

Cronologia das relações bilaterais

1918 – Brasil reconhece a independência da Tchecoslováquia

1993 – Brasil reconhece a independência da Eslováquia

1996 – Brasil muda a cumulatividade da Embaixada em Bratislava de Praga para Viena

1996 – Visita à Eslováquia do Ministro do Exército, General Zenildo Lucena

1997 – Visita ao Brasil do Ministro da Defesa, Ján Sitek

1998 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Zdenka Kramplová

1999 – Instalação da EMBRACO na Eslováquia

2001 – Visita ao Brasil do Presidente Rudolf Schuster

2002 – Visita à Eslováquia do Presidente Fernando Henrique Cardoso

2004 – Inauguração do Consulado Honorário do Brasil em Bratislava

2009 – Visita ao Brasil do Ministro da Economia, Lubomir Jahnatek

2012 – Visita ao Brasil do Ministro da Defesa, Martin Glvác, para participar da feira "LAAD – Defence & Security"

2012 – Visita ao Brasil do Ministro do Meio Ambiente, Peter Ziga, para participar da Conferência Rio+20

2013 – Visita ao Brasil do Ministro da Defesa Martin Glvác, para participar da feira "LAAD – Defence & Security"

2013Visita à Eslováquia do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota (30 de junho)

2013 – Visita à Eslováquia do Ministro da Defesa, Celso Amorim

2014 – Visita ao Brasil do ex-Presidente Rudolf Schuster

2015 – Visita ao Brasil do Secretário de Estado da Defesa, Milos Koterec

2015Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Eslováquia, Mirosláv Lajčák, ao Brasil (24 a 26 de março)

2016 - Visita ao Brasil (Rio 2016) do Presidente Andrej Kiska e do Secretário de Estado de Temas Sociais e Família, Branislav Ondrus

 
 
Fim do conteúdo da página