Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emirados Árabes Unidos

emirados-arabes

As relações diplomáticas entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos (EAU) foram estabelecidas formalmente em 1974 e a embaixada do Brasil em Abu Dhabi foi instalada em 1978. Em 1991, os EAU instalaram sua embaixada em Brasília, a primeira na América Latina. O país mantém também consulado-geral em São Paulo, cuja nova sede foi inaugurada pelo chanceler emirático em março de 2017.

As relações bilaterais registraram expressivo aprofundamento político e econômico especialmente a partir dos anos 2000. Esse processo tem sido fortalecido por intensa agenda de visitas oficiais. Em novembro de 2013, o então vice-presidente Michel Temer visitou os EAU. Em 2017, visitaram os EAU o ministro da Saúde, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o ministro da Defesa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos EAU, xeique Abdullah bin Zayed Al Nahyan, visitou o Brasil em 2009, 2010 (Mercosul), 2012, 2014 e 2017. O primeiro-ministro e vice-presidente dos EAU e emir de Dubai, xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, visitou o Brasil em 2014. O Brasil também recebeu, em 2017, a visita do ministro de estado da Defesa emirático.

O avanço na agenda política bilateral ao longo da última década e meia foi acompanhado pelo aprofundamento das relações econômicas. De fato, a pauta econômica constitui o principal eixo de inserção internacional dos EAU e é indissociável da relação política bilateral. A partir de 2008, os EAU transformaram-se no segundo parceiro comercial médio-oriental do Brasil.

As economias brasileira e emirática possuem alto grau de complementaridade, havendo diversos eixos de sinergia potencial nos setores comercial e de investimentos ainda inexplorados ou parcialmente aproveitados. A APEX-Brasil mantém um escritório em Dubai, o único no Oriente Médio. Entre 2000 e 2017, o intercâmbio comercial Brasil-EAU aumentou 815%, chegando a US$ 2,69 bilhões.

Em 2 de julho de 2018, foi realizada, em Abu Dhabi, a primeira reunião de Consultas Políticas Brasil-EAU.

Cronologia das relações bilaterais

1974 – Estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Emirados Árabes Unidos (10 de junho).

1974 – Criação da embaixada do Brasil nos EAU, cumulativa com a embaixada em Jedá (Decreto n. 74.265, de 8/7/74)

1977 – A missão diplomática do Brasil nos EAU passa a ter sede em Abu Dhabi (Decreto n. 80.896, de 1/12/77)

1978 – Instalação da embaixada do Brasil em Abu Dhabi

1988 – Assinatura do Acordo de Cooperação Econômica, Comercial, Industrial, Tecnológica e Financeira

1991 – Abertura da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília

2000 – Visita do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Osmar Chohfi, aos Emirados Árabes Unidos (setembro)

2003 – Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Emirados Árabes Unidos (dezembro)

2005 – Participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, xeique Rashid Abdullah Al Nuaimi, na Cúpula ASPA, em Brasília (maio)

2007 – A Companhia Aérea Emirates inaugura linha aérea direta entre as cidades de Dubai e São Paulo

2008 – Criado o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-EAU (outubro)

2009 – Visita ao Brasil (Manaus, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) do chanceler dos Emirados Árabes Unidos, xeique Abdallah Bin Zayed al Nahyan (outubro)

2010 – Visita do ministro da Defesa, Nelson Jobim, aos EAU (18 a 21 de setembro). 

2010 – Visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, a Abu Dhabi, acompanhado de delegação de 100 empresários (5 de dezembro). 

2010 – Participação do chanceler Abdullah bin Zayed Al Nahyan, na condição de representante da presidência de turno do Conselho de Cooperação do Golfo, na Reunião de Cúpula do Mercosul (Foz do Iguaçu, 16-17 de dezembro).

2011 – Realiza-se em Brasília a I reunião da Comista Brasil-EAU. A delegação brasileira é chefiada pelo subsecretário-geral Político para África e Oriente Médio e a emirática, pelo vice-ministro para Assuntos Econômicos da chancelaria (11-12 de maio).

2012O Chanceler Abdallah bin Zayed al Nahyan visita Brasília em caráter oficial e é homenageado com almoço oficial pelo Chanceler Antonio Patriota (16 de março)

2012 – O chanceler Abdullah bin Zayed al Nahyan visita Brasília em caráter oficial no dia 16 de março e é recebido pelo vice-presidente da República e pelos ministros das Relações Exteriores, de Minas e Energia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

2012 – Realiza-se a II reunião da Comissão Mista Brasil-EAU, em Abu Dhabi. A delegação brasileira é chefiada pelo subsecretário-geral Político para África e Oriente Médio (novembro)

2013 – O ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Sultan al Mansouri, visita São Paulo chefiando comitiva de vinte empresários e altos funcionários governamentais

2013 – O vice-presidente da República Michel Temer visita os Emirados Árabes Unidos (10-12 de novembro).

2013 – O ministro-chefe da secretaria de Assuntos Estratégicos da presidência da República, Marcelo Neri, participa do Fórum Econômico Mundial em Abu Dhabi (17-20 de novembro)

2014 – Assinatura do Memorando de Entendimento bilateral sobre Cooperação Esportiva, em Abu Dhabi (8 de janeiro)

2014 – Visita oficial do vice-presidente, primeiro-ministro e ministro da Defesa dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Dubai, xeique Mohammed bin Rashid al Maktoum a Brasília, acompanhado do chanceler Abdulla bin Zayed Al Nahyan Assinatura do Acordo Referente à Cooperação no Campo de Defesa (22 de abril)

2014 – O ministro da Agricultura, Neri Geller, visita os Emirados Árabes Unidos, oportunidade em que participa da cerimônia de inauguração da fábrica da BRF em Abu Dhabi e se encontra com o ministro do Meio-Ambiente e da Água dos EAU (responsável também pelos temas de agricultura) (26 de novembro)

2015 – O ministro da Energia dos EAU, Suhail al Mazrouei, representa o governo de seu país na posse presidencial dia 1 de janeiro, em Brasília. No dia seguinte, é recebido, em audiências separadas, no ministério da Defesa e pelo ministro das Minas e Energia (1-2 de janeiro)

2015 – O ministro do Meio-Ambiente e dos Recursos Hídricos dos EAU, Rashid bin Fahad, visita o Rio de Janeiro em caráter oficial (31 de janeiro-3 de fevereiro)

2015 – A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, visita os Emirados Árabes Unidos, encontra-se com autoridades do fundo soberano ADIA e visita as instalações da fábrica da BRF em Abu Dhabi (10-12 de novembro)

2016 – Delegação militar emirática chefiada pelo vice-comandante da Força Aérea emirática visita o Brasil. A delegação é recebida em audiência pelo ministro da Defesa e visita instalações da indústria de defesa brasileira em São Paulo e no Rio de Janeiro

2017 – O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participa do "World Government Summit" e reúne-se com o ministro da Saúde e Prevenção dos EAU, Abdul Rahman bin Mohammed Al Owais, em Dubai (12-14 de fevereiro)

2017 – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos EAU, xeique Abdullah bin Zayed Al Nahyan, visita Brasília em 16 de março (recebido pelo presidente da República e pelo presidente do Congresso Nacional; reuniões com o ministro das Relações Exteriores e com os ministros da Defesa e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e encontro com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal), e São Paulo, em 21 de março (inauguração da nova sede do consulado-geral dos EAU e encontros com o governador do Estado e o prefeito de São Paulo)

2017 – O ministro de Estado da Defesa dos EAU, Mohammed Ahmad Al Bowardi, visita o Brasil e é recebido pelo ministro da Defesa Raul Jugmann (11-13 de maio)

2017 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visita Dubai (19-21 de maio)

2017 – Anuência brasileira à abertura de adidância militar emirática em Brasília comunicada em 5 de novembro. Anuência emirática à abertura de adidância de Defesa, Naval, do Exércio e Aeronáutica em Abu Dhabi manifestada em 6 de dezembro

2017 – O ministro da Defesa, Raul Jungmann, visita os EAU e é recebido pelo príncipe herdeiro, Mohammed bin Zayed, pelo chanceler Abdullah bin Zayed e pelo ministro de Estado da Defesa, Mohammed Al Bowardi (4 a 7 de dezembro)

2018 – Visita aos EAU do presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, senador Fernando Collor (1 a 4 de abril)

2018 – Primeira reunião de Consultas Políticas Brasil-EAU (Abu Dhabi, 2 de julho)

Fim do conteúdo da página